Adsense

quinta-feira, 2 de junho de 2011

ESTRANHO, MUITO ESTRANHO!


Então está o povo cansado de seis anos de governo socialista e não está cansado de 35 anos de governo do Dr. Jardim, ao mantê-lo com uma expressão de 50% dos eleitores? Então os desabafos que a cada esquina ouvimos, que "esta gente tem de ser posta a andar", que se exige uma mudança depois de tantos anos de governo, de uma economia paralisada, de desemprego e pobreza, ainda assim, concedem-lhe 50% dos votos? Que estranho povo!  


As sondagens constituem um indicador a ter em consideração. Não mais do que isso. Por mais rigorosa e científica que seja a definição da amostra, quando ela se realiza pelo telefone, pode não corresponder ou aproximar-se do veredicto eleitoral. A distribuição hoje apresentada pelo DN-Notícias pode, eventualmente, caber dentro deste quadro. Subsistem-me dúvidas que o resultado possa ser este: PSD - 50,5%, PS - 17,2%, CDS - 15,0%, CDU - 4,5% e BE - 3,8%.
Desde logo acho estranho que o PND e outros sejam considerados residuais, portanto sem qualquer expressão eleitoral. É uma dúvida que tenho que só domingo será desfeita. Sobretudo, o peso das suas votações no contexto dos vários partidos concorrentes. Até porque isso possibilitará uma leitura política quanto às eleições regionais de Outubro. Bom, mas quanto aos partidos do topo, aí residem as minhas maiores dúvidas.
Eu sei que há factores que podem conduzir à previsão hoje anunciada: a campanha agressiva contra o governo do Engº José Sócrates, nem sempre, politicamente, bem fundamentada, o enorme desgaste que sofreu em função da crise internacional, a atitude discursiva e influenciadora do presidente do governo regional da Madeira e de todo o grupo parlamentar do PSD que passaram mais quatro anos no parlamento a dirigir todo o seu discurso para fora, quando têm problemas cá dentro até ao céu da boca (desemprego, pobreza, dívidas e falência do sistema empresarial), a rede partidária tentacular interna, a propaganda produzida através do "órgão oficial Jornal da Madeira", pago pelo povo, a gravíssima incapacidade do povo para cruzar e interpretar todos os sinais políticos que o rodeiam, enfim, longe de desculpas esfarrapadas às quais não sou dado, aquela previsão, apesar de todos os conhecidos constrangimentos sociais e políticos, ainda assim deixa-me perplexo. Quero acreditar que o quadro final possa ser outro.
E digo isto porque tenho presente o que foi a participação do grupo parlamentar do PS-M na Assembleia Legislativa. Em matéria económica, financeira, educativa, do desporto, dos assuntos sociais, saúde e ambiente, por exemplo, foram apresentadas propostas, devidamente estudadas e reflectidas que justificam uma outra leitura por parte dos eleitores. Foram quatro anos de excelente trabalho de um grupo de apenas sete deputados. E tenho presente o trabalho empenhado e sério da CDU e do BE, o combate político que fizeram, as denúncias que apresentaram, ora tudo isto, em conjunto, só valerá 8%? E como justificar 15% no CDS-PP que não tem, valha a verdade (com o devido respeito e consideração pelos deputados que até são meus amigos), o sentido propositivo dos restantes partidos? Não estou a dizer que o CDS não constitui um grupo de discurso sério, não, do que estou a falar é do sentido, da profundidade e alcance das propostas. A diferença é substancial. Há qualquer coisa aqui que não bate certo, ou, se calhar, até bate, se juntarmos outros factores que, por agora, não quero aludir.
Depois, estando em causa, para a Madeira, a eleição de seis deputados à Assembleia da República e não quem será primeiro-ministro, esta sondagem permite a interrogação: então está o povo cansado de seis anos de governo socialista e não está cansado de 35 anos de governo do Dr. Jardim, ao mantê-lo com uma expressão eleitoral de 50% dos eleitores? Então os desabafos que a cada esquina ouvimos, que "esta gente tem de ser posta a andar", que se exige uma mudança depois de tantos anos de governo, de uma economia paralisada, de desemprego e pobreza, ainda assim, concedem-lhe 50% dos votos? Que estranho povo ou que estranha sondagem! Domingo, espero que os resultados sejam diferentes, mais consentâneos com a produção do trabalho dos partidos da Madeira, com as propostas apresentadas e com a necessidade de todos os madeirenses e porto-santenses darem um sinal que, em Outubro, nas legislativas regionais, tudo será diferente.
Ilustração: Google Imagens.

11 comentários:

Anónimo disse...

Senhor Professor,

O erro está em não consciencializar que seremos 10.000 - 15.000 Seres pensantes, inseridos numa comunidade de 250.000 "V-I-L-H-Õ-E-S"!
É tão simples, para quê complicar?!!

Espaço do João disse...

Meu caro André.
Lá diz o velho ditado e, com muita razão:-
Coitado de quem ouve, pois quem diz fica aliviado.
Sempre ouvi dizer que nós todos temos aquilo que merecemos.
Um abraço João

Roberto Rodrigues disse...

Caro Prof André,

Com todo o respeito e consideração que me merece, vou discordar profundamente deste seu pensar. No caso concreto destas eleições em primeiro lugar não está em avaliação para já o desempenho político dos Partidos representados na ALM, mas sim na Assembleia da República e em abono da verdade, já que quer falar de quantidade, mas também no caso concreto de qualidade e pertinência, o trabalho de José Manuel Rodrigues e do CDS foram meritórios da confiança que a sondagem indica para o CDS-M, que terá no próximo dia 5 de Junho e que eu acredito poderá ser ainda maior. O JMR foi de longe o deputado que na AR se destacou na defesa dos interesses da Madeira e é justo dize-lo. Daí os Madeirenses, estarem dispostos a confiar mais uma vez o seu voto no CDS.
Em segundo lugar referir que embora não esteja para já em causa a disputa eleitoral para a ALM e visto que abordou esse assunto deixe que lhe diga, que o trabalho do CDS tem sido sério e responsável e ao contrário de outros que o amigo referiu, também tem sido sem querer desmerecer o trabalho dos outros feito não para as estatísticas, não é na quantidade que está a qualidade, alias facto que já discutimos em outros tempos (http://cortardadireita.blogspot.com/2010/11/falemos-verdade-as-propostas-do-cds-nao.html), como sabe.
Por isso, acho que o professor deve ver está sondagem de facto como um indicador e nada mais, sem dúvidas, mas acima de tudo tentar perceber que se o resultado não é favorável ao seu Partido, é por mera responsabilidade vossa e de mais ninguém. Os erros pagam-se e em termos eleitorais por cá sabe pagam-se caros. Se a estrategia não vinga e se a mensagem não passa, é culpa de quem?... É uma reflexão que julgo vós cabe fazer.

Abraço

Roberto

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário.
Caríssimo,
Como certamente registou eu não belisquei o trabalho do nosso comum Amigo José Manuel Rodrigues. O meu comentário teve a ver com o posicionamento dos vários partidos que, na Madeira, lutam na oposição. Talvez não tivesse sido suficientemente claro. Admito.
As minhas preocupações centram-se nas legislativas regionais e esta sondagem constitui um indicador preocupante.
Por outro lado, nestas eleições legislativas votaremos para eleger seis deputados da Madeira e aí, convenhamos, deveria acabar por ter significativo peso eleitoral, o trabalho realizado pelos partidos, na Assembleia Legislativa da Madeira, no quadro das propostas apresentadas. Não apenas o trabalho realizado na República.
Nesta linha de pensamento e talvez, permita-me, em contraponto à sua posição, sabemos, enquanto registo PARTIDÁRIO, que pouco ou nada fizeram os deputados do PSD na República e, no entanto apresentam uma alta intenção de voto. São outras as razões, naturalmente.
Em suma, eu não coloco em causa a percentagem do CDS, o que lamento é que perante o trabalho partidário realizado, neste caso, o PS, não se apresente com uma percentagem mais significativa. Posso dizer-lhe que o PS tem uma sondagem, realizada pela Intercampos, com uma amostra de 752pessoas, realizada entre 26 de Abril e 08 de Maio (a do DN teve uma validação de 525 entrevistas) que atribuiu ao PS 23,4% e ao CDS 8%. São sondagens!
Mas, enfim, Domingo logo se verá.
Obrigado por ter comentado. Os democratas são assim, com elegância discutem pontos de vista, mas creia que não tive, pelo contrário, qualquer intenção de ser desagradável para com o CDS e sobretudo para com as pessoas que, no plano pessoal e político respeito.
Um abraço de estima pessoal.

Fernando Vouga disse...

«então está o povo cansado de seis anos de governo socialista e não está cansado de 35 anos de governo do Dr. Jardim, ao mantê-lo com uma expressão eleitoral de 50% dos eleitores?»

Caro amigo

Eu cá estou cansado dos dois, mas
cada um a seu tempo. Agora vou tratar do problema nacional e votar contra quem está no poder. Em Outubro tratarei do problema regional...

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário.
Compreendo, mas entendo eu que para os madeirenses e porto-santenses, todas as oportunidades devem servir para colocar o senhor de cá no seu devido lugar.
Se assim não for, corre-se o risco de eternizarmos o poder regional. Reforçar a esquerda é preciso.

André Loja disse...

Quando vi as projecções estimadas, lembrei-me logo de uma resposta a um comentário meu, aqui mesmo no seu blog, e que foi a seguinte: "Obrigado pelo seu comentário. Concordo. Mas sempre adianto que um meu Amigo de longa data, lembra-me sempre: "André, não sei quando, mas que isto vai dar tragédia, não tenho dúvidas!""
Começo a temer que esse seu amigo realmente tenha razão. Ou melhor, a razão não pode ser para cá chamada, já que a mesma não se encontra na população desta ilha!

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário.
Apenas para dizer que esse meu Amigo, certamente, também o conhece. Chama-se Franklin Lopes.
Um abraço.

André Loja disse...

Já agora aproveito a ocasião para lhe perguntar uma coisa...

Não ficou triste pelo facto de o seu partido, a nível nacional, ter utilizado a táctica das inaugurações em período de campanha? Tal qual o PSD regional faz e que foi tão criticado pelos partidos da oposição locais, incluindo o seu...

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário, uma vez mais.
Em período de campanha não dei por isso ao nível nacional. Pode ter acontecido e se aconteceu, condeno. Tal como CONDENO a pouca-vergonha diária do governo regional a esse nível.

André Loja disse...

Todos condenamos a vergonha do governo regional (nem todos infelizmente!) e por isso mesmo fiquei triste com as notícias que isso tb acontecia no rectângulo.

http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/partidos-pedem-fim-das-inauguracoes-oficiais-em-tempo-de-campanha_1492419

E digo isto não por ter sido o PS particularmente, mas sim pelo simples facto de acontecer!