Adsense

terça-feira, 12 de julho de 2011

"NÃO ME SENTO COM TRAIDORES..." E QUEM SÃO OS TRAIDORES?


Em qualquer parte do mundo civilizado e democrático, esta actuação era suficiente para o eleitorado mandá-lo borda fora. Um político que se nega a debater com os seus opositores, demonstra, no mínimo, duas coisas: que não tem capacidade para o desempenho do lugar; que não tem solução para os graves problemas e, portanto, refugia-se, foge ao debate, ignora os adversários políticos, joga no campo da ignorância e na ausência de esclarecimento. Um político destes não pode ser levado a sério, nem eleito!


No Carnaval é que não se leva
nada a sério. Agora, não.
O problema é muito sério.
Espero que não continuem
a tocar tambor nas costas do povo.
A propósito de debates entre candidatos à presidência do governo regional, o candidato do PSD, Dr. Alberto João Jardim, já veio declarar que não participará em debates porque não se senta com "traidores". Penso que isto deve ser único no mundo democrático, um candidato negar-se a debater as opções políticas com os seus concorrentes. Em qualquer parte do mundo civilizado e democrático, esta actuação seria suficiente para o eleitorado mandá-lo borda fora. Um político que se nega a debater com os seus opositores, demonstra, no mínimo, duas coisas: que não tem capacidade para o desempenho do lugar; que não tem solução para os graves problemas e, portanto, refugia-se, foge ao debate, ignora os adversários políticos, joga no campo da ignorância e na ausência de esclarecimento. Um político destes não pode ser levado a sério, nem eleito! 
E o que é um facto espantoso é que 35 anos depois não consegue ter capacidade para enfrentar a oposição. Deveria ter todos os dossiers na ponta da língua, capacidade até para "enrolar a oposição", mas é tão frágil que nem essa capacidade tem. Continua a atirar de longe, a falar a solo, e de caminho considera que não senta ao lado de "traidores". Mas, afinal, quem são e quem têm sido os traidores desta terra? Foi a oposição política que conduziu a 20.000 desempregados e a 75.000 pobres? Foi a oposição que conduziu ao desespero da generalidade dos empresários? Foi a oposição que gerou um monstro de sete mil milhões de dívidas, onde se incluem mais de mil milhões às empresas? Foi a oposição que conduziu a uma Escola sem futuro, que regista 6000 repetências por ano (o que isso significa), facto que conduz a um desperdício de 10 milhões de euros anuais? Afinal, quem são os traidores? Os traidores serão aqueles que propõem soluções e vêem chumbados todos os projectos que entram na Assembleia Legislativa da Madeira?
Ora bem, eu sempre quero ver a posição das estações de "serviço público". Pelo menos essas. É que o debate não é entre segundas e terceiras figuras das eventuais listas que venham a ser apresentadas, mas entre as primeiras figuras de cada lista. Não venham com historietas, do tipo, ele não quer vir. Não quer, pois então, o sorteio é com os outros. A Democracia tem regras e essas devem ser cumpridas. Se não forem, obviamente, que passará a existir mais uns traidores da democracia. O que me parece muito grave.
Ilustração: Google Imagens.

1 comentário:

Fernando Vouga disse...

Caro amigo

Eu diria que nem José Sócrates desceu tão baixo.