Adsense

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

NÃO É POSSÍVEL CANTAR E ASSOBIAR AO MESMO TEMPO


A oposição, depois de 35 anos de poder absoluto do PSD, deve assumir uma postura de total repúdio por uma governação que nos lançou no caos económico, financeiro, social e cultural. O CDS sabe disso e sabe também que essa aproximação poderá sair-lhe muito cara no futuro, pois corre o risco de trazer para dentro do galinheiro a raposa.


Há aqui um jogo de sombras que deve ser jogado limpinho. As sombras incomodam e são contrárias à transparência que qualquer acto político deve assumir. Sou amigo, muito amigo de várias figuras do CDS/PP. Como tenho amigos, bons amigos, por exemplo, no BE e no PCP. Dou-me com todos e penso que essa amizade é recíproca. Tenho aprendido com todos e isso é o melhor da vida. Nunca confundimos relações pessoais com relações partidárias. Acho muita piada e aprecio, por exemplo, o José Manuel Rodrigues, presidente do CDS, todos os anos reunir na sua casa, por alturas do Natal, os Amigos que tem em todos os partidos. É uma noite fantástica em que as convicções de cada um dão lugar à convivência. No passado Natal não marquei presença e tive muita pena. Surgiu-me um imprevisto e tive de declinar o convite.
Bom, mas como disse, uma coisa é a Amizade outra os projectos que apresentamos à sociedade. E aí não deve haver confusões. É por isso que, quando vejo alguns sinais de subtil aproximação do CDS ao PSD, fico preocupado. Estou a falar da Madeira e não do Continente. A Madeira é um caso especial, como todos sabemos. A oposição, depois de 35 anos de poder absoluto do PSD, deve assumir uma postura de total repúdio por uma governação que nos lançou no caos económico, financeiro, social e cultural. O CDS sabe disso e sabe também que essa aproximação poderá sair-lhe muito cara no futuro, pois corre o risco de trazer para dentro do galinheiro a raposa. E mais, tarde ou cedo, servir de bengalinha do PSD, porque estarão alguns lugares de poder para distribuir, tal a acontecer, penso eu, será muito mal interpretado sobretudo pela população que sempre desejou uma mudança no comportamento político. Ora, a Madeira não precisa de manter o PSD no poder com uma ajudinha, por mais marginal que seja. A Madeira precisa de uma mudança substancial que não passa pelo PSD. Basta de 35 anos de poder. Venha uma outra linha de pensamento, seja ela qual for, desde que assuma o rigor, a competência e a credibilidade. 
Eu presumo que o líder do CDS se encontra numa posição desconfortável, a de ser oposição na Madeira e governo na República. Mas é o povo que diz: "não é possível cantar e assobiar ao mesmo tempo". Impõem-se, por isso, escolhas, comportamentos, atitudes e definição de caminhos. Neste caso, o CDS/PP tem de escolher, entre o Povo e um eventual lugarzinho no poder! Isto preocupa-me, não pelo PS, assumo, mas pelo Povo e pela credibilização da política. A Madeira, meu Caro Zé Manuel, precisa de colocar o PSD a léguas do poder durante alguns anos. Não posso hoje condenar a sua política e, amanhã, dar-lhe uma mãozinha. A política precisa de ser credibilizada. Virar o disco para ouvir a mesma música será muito grave para esta terra que sofre.
Ilustração: Google Imagens.

8 comentários:

Espaço do João disse...

Meu Caro André.
Tenho andado um tanto ou quanto arredado da blogosfera.
Vários motivos que não interessam para agora.
Estamos a pouco mais de um mês das eleições que vão permitir ao povo madeirense livrar-se das grilhetas desse ditador chamado AJJ.
Lembrei-me das eleições quando Cunhal dizia:- Ponhamos um dedo sobre a figura e, a cruz à frente.
Não tenham medo de engolir o sapo, levem Alka Seltzer e muitos sais de frutos.Espero que desta vez e por todas, o povo superior esteja à altura de ser governado por um não ditador.
Pela minha parte, só vos posso dar apoio moral, visto não residir na Madeira mas, sonho um dia poder gritar bem alto:-Homens castrados, NÃO!!!!!!.
Um abraço solidário.

Anónimo disse...

Virar o disco e tocar o mesmo, é também o que a Oposição faz. Quero dizer que praticamente são sempre os mesmos e suspeito que nem têm vontade de mudar as coisas. O que parece que interessa é manter o tacho. Lá por estarem na Oposição, não deixa por isso de ser tacho. E o que também me espanta e contribui para as minhas suspeitas acima referidas, são determinadas figuras, nomeadamente no PS, que se mantém eternamente em lugares de proa apesar das lideranças mudarem. Dão-se bem com todas as lideranças. Devem ter uma grande capacidade de adaptação e facilidade em "engolir uns sapos", tudo isto, suspeito eu, com o objectivo primeiro de se poderem manter agarrados ao lugar que por nada querem largar. O resultado final é que por falta de alternativa, o UI lá se vai eternizando também. A Oposição em matéria de virar discos não é melhor do que o poder instalado.

Pica-Miolos II disse...

Senhor Professor
Gostei da sua "carta apaixonada", mas não me parece que a "noiva" esteja virada para o "Amor e uma Cabana"...

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário, Caro João. Faço votos para que o seu e meu desejo se concretize.

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário, "Anónimo".
Nunca estive e não estou por tacho. Presumo, também, que a esmagadora maioria dos oposicionistas. Desculpar-me-á mas não é justo que assim considere quem luta por uma terra melhor. No meu caso estou por uma profunda convicção de base humanista. Nunca fiz carreira política apesar dos sucessivos convites iniciados em 1980. Tanto assim é que nunca fui deputado à Assembleia da República e, na Assembleia da Madeira apenas fiz dois mandatos. A escola foi sempre o meu emprego e o meu trabalho. Portanto, repito, não é correcto dizer que a oposição luta pelo tacho. Talvez não saiba o que é lutar por convicções e o desgaste que isso acarreta.

André Escórcio disse...

Amigo Pica-Miolos,
Não sei, não sei se a noiva não quererá experimentar!

Pica-Miolos II disse...

Senhor Professor
A "Noiva", ainda que muito CDS(Católica,Devota e Santa),entre a Doutrina(do bem fazer)e a Prática(dos interesses dos seus paroquianos),continuará "pura e casta" ou "encosta-se" a quem der mais? Amor! O que é isso!?! Cabana! Cruzes,canhoto! Palácio, isso Sim,Sim,Sim!
Senhor Professor:
Por favor,não afira a sua Boa-Fé...pela Falsa-Fé dos fariseus!.

André Escórcio disse...

Pica-Miolos, o Senhor "diverte-me" neste vale de preocupações, com sínteses muito sérias. Oxalá que todos os devotos percebam bem a doutrina e prática!