Adsense

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

PRÁ FRENTE, SEMPRE... E PUM!


Ele não sabe onde quer chegar, por isso qualquer caminho lhe serve: "prá frente, sempre" é a ordem. Uma espécie de "bilheteiro" dos antigos transportes públicos que dizia em todas as paragens: "siga"! Um, da Companhia dos Carros de S. Gonçalo, meio fanhoso, lembro-me que dizia: "pode prosseguir". Este é mais moderno e manda "prá frente, sempre". E há aquela história do sujeito que orientava uma marcha-atrás, dizendo: sempre, sempre... e o carro bateu! Naquele caso, eu diria que se trata "prá frente, sempre" até bater!


"Prá frente, sempre"
7,4 mil milhões de dívida?
20.000 desempregados?
75.000 pobres?
"Prá frente, sempre"
É conhecida a história do político que terá dito qualquer coisa como isto: quando cheguei ao poder estávamos à beira de um abismo. Finalmente, demos um passo em frente. Assim me parece este político regional, que aparece nas fotografias de campanha com o slogan: "prá frente, sempre". Estamos no caos, sem dinheiro, com dívidas até ao céu da boca, com obras paradas, pobreza em crescimento, empresas falidas e ele diz "prá frente, sempre". Pouco se importa com o abismo, com o desastre, interessa é acelerar, passar o vermelho e logo se verá. Chegámos a este ponto em que um homem, com toda a sociedade manietada, em vez de arrepiar caminho, não, manda seguir em frente. Para onde, não sabe e pouco lhe interessa. É uma espécie de Alice (Jardim) no país das maravilhas, perdida no bosque: para onde queres ir, Alice (Jardim)? Não sei. Então se não sabes, qualquer caminho serve". É isso que está a acontecer. Ele não sabe onde quer chegar, por isso qualquer caminho lhe serve: "prá frente, sempre" é a ordem. Uma espécie de "bilheteiro" dos antigos transportes públicos que dizia em todas as paragens: "siga"! Um, da Companhia dos Carros de S. Gonçalo, meio fanhoso, lembro-me que dizia: "pode prosseguir". Este é mais moderno e manda "prá frente, sempre". E há aquela história do sujeito que orientava uma marcha-atrás, dizendo: sempre, sempre... e o carro bateu! Naquele caso, eu diria que se trata "prá frente, sempre" até bater! 
Aliás, neste pressuposto, aquela foto que enquadra o "prá frente, sempre" transmite-me a imagem de um mau condutor. Peso a mais, olhos meios abertos de recém nascido, problemas de saúde, bom, eu diria que não deveria passar na renovação da carta de condução desta região. Ele tem exame marcado para 9 de Outubro. Do meu ponto de vista deve chumbar, pois torna-se um perigo para os demais. Não liga aos "sinais" da conjuntura e nem os conhece, passa amarelos e vermelhos porque o seu daltonismo confunde tudo com o laranja, gera graves "acidentes" e foge às responsabilidades, e se assim é no desrespeito pelo "código", na "condução política" não liga às prioridades, conduz à direita, à esquerda e a meio da faixa de rodagem, enfim, um perigo testemunhado nos indicadores e na sua longa lista de infracções de gravidade leve, média e gravíssima. Veremos, em Outubro, se o Povo chumba quem tão mal conduz.
Ilustração: Google Imagens.

1 comentário:

Pica-Miolos II disse...

O Poder embriaga quem dele o usa sem cautela nem medida.Trinta e cinco anos sem peias,tornou Louco um "alcoólico" sem retorno.