Adsense

sábado, 10 de setembro de 2011

UM GOVERNO PARA A MADEIRA DO FUTURO

 
Dr. CARLOS PEREIRA, Economista, a escolha do Dr. Maximiano Martins para a exigente Secretaria Regional da Economia, Inovação e Desenvolvimento.
CURRÍCULO
Licenciatura em Economia no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), da Universidade Técnica de Lisboa (curso 1988/93).
Pós Graduação em Economia e Sociologia Rural - Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior de Agronomia (1997).
Pós Graduação em Gestão Estratégica e Desenvolvimento do Turismo (2004) - Universidade da Madeira.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONALResponsabilidades, ao longo dos anos, em várias empresas de consultoria e projectos, nacionais e internacionais, de serviços tecnológicos e de consultoria na área do turismo. Além das competências convencionais fui ainda responsável pela prospecção e business development em mercados internacionais, designadamente Espanha e Dubai.
Novembro de 2004 até Dezembro de 2005 – Director da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira. Uma empresa privada do Grupo Pestana, cujo objecto é a exploração das actividades do Centro Internacional de Negócios da Madeira (Zona Franca da Madeira).
Março de 1998 até Outubro de 2004 – Director Geral da ACIF/CCIM – Associação Comercial e Industrial do Funchal / Câmara de Comércio e Indústria da Madeira, uma estrutura associativa. Liderou o lançamento de dezenas projectos pioneiros de apoio às empresas nas áreas da qualidade (o PRO-Q Madeira foi o primeiro grande projecto de consolidação junto das empresas da importância da qualidade e do seu efeito na competitividade); do empreendedorismo (por exemplo, Empreendedores do Futuro foi também a primeira grande iniciativa sobre empreendedorismo com objectivos concretos na RAM - projecto totalmente inovador que permitiu lançar a importância do empreendedorismo envolvendo mais de 1000 pessoas e que gerou novas empresas algumas ainda em funcionamento como a casa do chá ou a empresa “bird watching”, entre outras); da internacionalização (organizou, promoveu e liderou dezenas de missões empresariais com objectivo de consolidar o alargamento do mercado regional, oferecendo novas oportunidades às empresas da RAM); das tecnologias de informação (projectou e liderou projectos como o ASP Atlântico que foi, durante algum tempo, uma boa prática no quadro do ministério da economia cujos objectivos principais era disponibilizar ferramentas tecnológicas às empresas de baixo custo; nesta área destaca-se também um projecto na área tecnológica para venda de produtos tradicionais da Madeira que foi apresentado em várias conferências em todo o país) foi também pioneiro no lançamento de projectos de formação/acção permitindo que as empresas tivessem acesso não apenas a conteúdos teóricos mas também técnicos. Os projectos de reabilitação comercial (PROCOM e URBCOM) foram lançados em várias zonas da cidade do Funhcal e projectados pela Associação que liderou. Acresce ainda o facto de ter sido durante a sua liderança que a ACIF/CCIM pela primeira vez produziu documentos de orientação estratégica de modo a conduzir da melhor forma possível o futuro das empresas da Madeira. Enquanto foi Secretário Geral protagonizou sempre uma defesa incondicional das empresas e do sector económico regional não abdicando nunca de chamar a atenção para os obstáculos à competitividade lançados por opções governativas (o caso do Porto do Funchal é um exemplo clássico. Foi durante a sua liderança que a ACIF apresentou, pela primeira vez um estudo fortemente critico sobre a exploração portuária, matéria que continua actual). Destaca-se ainda a criação da Associação de Promoção da Madeira que foi um produto da dinâmica da ACIF aquando era Secretário Geral, tendo sido mesmo o principal responsável pela criação dos estatutos e negociação com o Governo Regional, a participação deste. Na altura, o governo regional recusava-se a entrega de parte da promoção ao sector privado. Durante os 6 anos em que foi Secretário Geral desenvolveu mais de 6 milhões de euros de projectos de apoio às empresas, financiados por fundos europeus e nacionais tendo liderado todas as negociações.
Fevereiro de 1997 – Adjunto do Conselho de Administração do CITMA – Centro de Ciência e Tecnologia da Madeira. Apoio à Administração nas matérias de gestão da instituição.
Abril de 1996 – Director Administrativo e Financeiro do CITMA – Centro de Ciência e Tecnologia da Madeira. Teve por funções montar todo o sistema administrativo e financeiro da instituição.
Maio de 1994 – Técnico Superior do CITMA - Centro de Ciência e Tecnologia da Madeira (uma instituição de interface Universidade/empresas).
Outubro de 1993 – inicio de Estágio na Direcção Regional de Planeamento da Região Autónoma da Madeira.
ACTIVIDADE ACADÉMICAFoi Assistente convidado da Universidade da Madeira desde 1995-2002, tendo leccionado as seguintes disciplinas:
Introdução à Microeconomia (do 1º ano do curso de Gestão)
Introdução à Macroeconomia (do 1º ano do curso de Gestão)
Economia & Gestão (do 5º ano do curso de Engenharia de Sistemas)
Gestão e Planeamento de Produção (do 4º ano do curso de Engenharia de Sistemas)
Política Económica e Financeira (do 4º ano do curso de Gestão)
Foi professor convidado no ISAL e na Escola Superior de Educação de Leiria onde lecionou em alguns cursos de pós-graduação.
ACTIVIDADE POLÍTICA Deputado na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira ( 2007-2011)
Vice - Presidente do Grupo Parlamentar.
Membro da Comissão de Economia Turismo e Transportes da ALRAM
Cabeça de lista nas eleições autárquicas de Outubro de 2005, pela cidade do Funchal.
Vereador sem pelouro na autarquia do Funchal (mandato 2005-2009)
OUTRAS ACTIVIDADESFundador da delegação regional da Ordem de Economistas
Foi o primeiro presidente da delegação Regional da Ordem de Economistas
Actividade privada de consultoria no domínio empresarial e associativo.
Foi consultor de Augusto Mateus e Associados.
Colaborador regular do Diário de Notícias, através da publicação de artigos de opinião na área de Economia.
Colaborador da revista Economia & Prospectiva do Ministério da Economia.
Formador em diversas matérias na área de Gestão e Economia.
Orador convidado para diversos seminários e conferências na Região Autónoma da Madeira e no Continente.
Foi “focal point” do programa CRAFT desde 1995 até final Novembro de 2004. Um projecto comunitário sobre cooperação e investigaçãoo tecnológica para as empresas.
Durante o ano de 1997 exerceu funções de consultor da Associação Madeirense de Mulheres Empresárias, cujo objectivo principal foi o de apoiar a organização interna assim como o desencadear de novos projectos.
OUTROS DADOSNo âmbito da rede Europeia de Parques de Ciência e Tecnologia efectuou um estágio, de Março a Junho de 1997, nos parques de ciência e tecnologia de Bordéus e Pau, em França.
Membro da Ordem dos Economistas.
Membro do Conselho Consultivo da Casa da Europa
Membro do Conselho Consultivo do Instituto Superior de Línguas e Administração
Membro do Centro de Investigação em Turismo, Inovação e Serviços (CITIS) da Universidade Lusíada
Secretário da Direcção da Associação de Basquetebol da Madeira
Membro do Conselho Fiscal do Ciclo - Clube da Madeira
Foi membro do Comité de Acompanhamento do Programa Interreg III B
Foi membro do Conselho Económico e Social da Região Autónoma da Madeira.
Foi membro da Comissão de Acompanhamento do POPRAM III - Programa Operacional Plurifundos da Região Autónoma da Madeira

Sem comentários: