Adsense

sexta-feira, 4 de maio de 2012

SITUAÇÃO DRAMÁTICA


É evidente que o secretário do Plano e das Finanças, o próprio presidente do governo e o vice-presidente conhecem a situação, sabem que esta governação está metida num sarilho muito grave, conhecem as obrigações a curto, médio e longo prazo, conhecem tudo o que está para além dos acordos, sabem que isto está a rebentar pelas costuras, mas não têm coragem de falar a verdade. Os outros secretários, para além da sua esfera de intervenção, não sei, duvido, que conheçam a realidade em todos os seus contornos. O Parlamento, aquela maioria política que apenas se levanta e curva para aprovar o que "chefe" quer, duvido, também, que domine a verdade e as implicações dos números com os quais 265.000 habitantes estão confrontados.


Nos últimos dias tive acesso a uma série de documentos caraterizadores da situação económica e financeira da Região. Fiquei completamente aterrado com toda a história e com os sacrifícios que esta nossa população da Madeira e do Porto Santo vai ter de fazer durante muitos e longos anos. Documentos que, certamente, o Presidente da República desconhece e que não estão ao alcance da população da Madeira. A VERDADE não é conhecida, mas é dramática. É arrepiante. E quando vejo gente que ainda acompanha este presidente do governo regional, que lhe concede espaço, quando vejo empresários a convidá-lo para inaugurações para aí, a solo, desferir ataques à oposição, continuar a sua deliberada mentira e, por extensão, continuar a esconder a realidade, quando assisto a uma televisão pública que não investiga, que não vai ao fundo das questões, não procura conhecer e dar a conhecer a realidade, antes prefere programazinhos do tipo "timex", que não adiantam nem atrasam, quando assisto a uma tentativa de fazerem uma caminha a um candidato que, no essencial, traz consigo a mesma cartilha do jardinismo, acredite o visitante deste espaço, que tal me deixa extremamente preocupado.
É evidente que o secretário do Plano e das Finanças, o próprio presidente do governo e o vice-presidente conhecem a situação, sabem que esta governação está metida num sarilho muito grave, conhecem as obrigações a curto, médio e longo prazo, conhecem tudo o que está para além dos acordos, sabem que isto está a rebentar pelas costuras, mas não têm coragem de falar a verdade. Os outros secretários, para além da sua esfera de intervenção, não sei, duvido, que conheçam a realidade em todos os seus contornos. O Parlamento, aquela maioria política que apenas se levanta e curva para aprovar o que "chefe" quer, duvido, também, que domine a verdade e as implicações dos números com os quais 265.000 habitantes estão confrontados.
Sinceramente, para além de ser minha opinião que não pode ser dado o benefício da dúvida a mais ninguém da área do PSD, por longos anos, outra força política terá de assumir responsabilidades e negociar, negociar e renegociar tudo, sob pena de gravíssimos problemas de convulsão social virem a acontecer. Não vejo outra solução. É tempo, pois, de acabar com este poder político que, apesar de ter tido todos os meios ao seu dispor, conduziu a este desastre. Quanto mais tempo permanecer, pior serão os resultados e mais complexa será a negociação e a recuperação.
Ilustração: Google Imagens. 

5 comentários:

Fernando Vouga disse...

"não pode ser dado o benefício da dúvida a mais ninguém da área do PSD, por longos anos, outra força política terá de assumir responsabilidades"

Caro André Escórcio

Não concordo consigo (o que não será grave...).
Neste momento, a situação é de tal descalabro, que o único objectivo é pura e simplesmente REMOVER Jardim do GR, o mais depressa possível. Porque tudo passa por aí.
Nessa conformidade, é premente apoiar, sem rebuços, a única pessoa que efectivamente, repito, efectivamente, lhe poderá tirar o lugar.
Uma vez vencido o principal obstáculo, então terá lugar a luta partidária. Que, obviamente, será bem-vinda.

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário.
Há várias pessoas, Caríssimo. Várias. Estejam elas disponíveis e não acomodadas!
O problema da Madeira é técnico e político.
Mas o problema é os eleitores perceberem que deverão entregar isto a pessoas decentes, confiáveis e de bom senso.
Um abraço e um bom fim de semana para si.

André Escórcio disse...

Em aditamento...
Caríssimo, no plano interno do PSD se alguém conseguir pô-lo a andar, será meio caminho andado. Nesse aspeto não me restam dúvidas. Corresponderá a uma implosão. Todavia, na governação propriamente dita, julgo que há que mudar, urgentemente, de orientação política. E, como sabe, os livrinhos partidários e as clientelas, acabam por determinar orientações de base ideológica muito iguais. Por isso, defendo uma mudança a esse nível.
Um abraço.

Fernando Vouga disse...

Caro André Escórcio

Totalmente de acordo. Apenas há um obstáculo que impede tudo e mais alguma coisa, como bem sabemos. Há que o remover antes que seja tarde de mais. O mal já está quase todo feito, mas há que evitar a destruição total. É urgente!

Um abraço

André Escórcio disse...

Caríssimo,
tive acesso a uma série de documentos (estudo) que são extremamente preocupantes. Muito preocupantes. Logo que o mesmo esteja disponível indicar-lhe-ei. Por isso, não tenho dúvidas, rapidamente, isto tem de mudar.
Um abraço.