Adsense

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

UM SENHOR CHAMADO ROSALINO


A esperteza do secretário de Estado tem, no entanto, um pequeno problema: assenta que nem uma luva ao próprio Hélder Rosalino. De onde vem e para onde vai o justiceiro governante? Vem e irá voltar para o Banco de Portugal, uma das instituições com um dos mais vergonhosos sistemas de pensões que se conhecem em Portugal. Que funções ocupava Rosalino no banco central? Foi presidente do Fundo Social dos Empregados do Banco e da Comissão dos respectivos planos de pensões assim como, mais recentemente, director de recursos humanos. Ou seja, em matéria de “entorses” e fuga aos sacrifícios Hélder Rosalino é doutorado. Seria por isso bom voltar ao debate político e evitar jogos sujos para alimentar uma guerra institucional. É que podem salpicar pingos de lama para o fato de tão respeitável governante. - Daniel Oliveira, Jornalista/ Expresso.


Maria de Lourdes dos Anjos é professora e poetisa. Li um dos seus últimos textos: "Um senhor chamado Rosalino. Soube-me lê-lo, sobretudo porque, quando o vejo palrar sobre os funcionários públicos, sinto a tentação de lhe dar duas bofetadas tal a agressividade que demonstra e a falta de respeito que nutre por todos quantos serviram(em) o Estado. Daniel Oliveira, do Expresso, é que o caracterizou e bem. Deixo aqui um texto da Drª Maria de Lourdes Anjos que ajuda a compreender esta espécie de governante. 
"Há quanto tempo não vejo o meu amigo, o senhor Rosalino. Tenho saudades das suas gargalhadas francas, do seu sorriso contando a sua meninice atribulada, das suas estórias familiares repartidas entre cinco mulheres de luta e garra (sogra, cunhada, duas filhas maravilhosas e, é claro, a sua Emília).
Lembro as festas para as quais me convidava e onde me sentia tão bem, tão verdadeiramente em “família”. Sei que, com alegria, me confiou as suas meninas, a Manuela e a Ana, sabendo que estavam em boas mãos e tenho a certeza que ainda hoje, se fala de mim com muito carinho, na casa do senhor Rosalino.
Eu recordo este amigo, com ar jovem e feliz, ao balcão da sua drogaria em S. Pedro da Cova, falando de tudo com toda a gente. Sabia toda a psicologia da vida, todas as malandrices dos menos honestos e era dono do sonho de menor desigualdade nesta terra hoje ainda nossa…mas já pouco nossa!
Claro que falo do meu amigo de esquerda, com direito à liberdade, e com um coração enorme bem no centro do seu percurso de vida. Homem bom e de bem.
O outro Rosalino, quase careca, mal-encarado, mentiroso, e desonesto quanto baste, não conheço, não sei de onde veio nem para onde vai mas eu, eu sei que não vou na cantiga dele.
Faz parte de uma pandilha que se esqueceu que os servidores do estado eram isso mesmo, servidores. Tinham vencimentos de miséria eram obrigados a assinar a declaração vinte e sete mil e três, estavam proibidos de fazer perguntas ou reclamar. Tinham uma coisa rara para o tempo, que era um diploma de habilitações escolares e, se eram uns sortudos a quem a vida dera um curso, ganhavam quatro vezes menos no público do que no privado.
Qualquer cidadão que fosse porteiro num banco ou numa companhia de seguros ganhava muito mais que um professor.
As coisas mudaram um pouco durante a primavera marcelista, por volta de 1972, mas só depois de Abril, com os escalões aplicados nas remunerações dos professores, polícias e outros funcionários os ordenados subiram de forma que “se visse”.
Quando a idade da reforma chegava, ela dava um salto porque se deixavam de fazer descontos para a ADSE e para a CGA…Mas, atenção, todos ficavam sem aumentos durante seis anos até que as pessoas no ativo tivessem salários iguais às reformas atribuídas.
Agora aparece nas varandas engalanadas da TV, um tal Rosalino, quase careca, mal-encarado, mentiroso e desonesto quanto baste, tentando transformar em salteadores os servidores desse Estado que já não é nosso, tentando guerras intestinas entre velhos e novos, desempregados e trabalhadores, públicos e privados, enfim, entre gente da mesma terra mas com tempos tão distantes e realidades tão diferentes.
Sabia estas coisas, senhor Rosalino!?Sabe o que é trabalhar senhor Rosalino!? Olhe meu rico senhor, comecei a trabalhar em 1968 e o meu vencimento eram mi oitocentos e três escudos, depois, para terem professores nas escolas passaram o vencimento para dois mil setecentos e três escudos ( ainda bem que nunca , nas finanças, me tiraram os três… escudos do salário).
Agora estes Alibabás, de repente, tiram-me tudo o que eu queria que fosse para ajudar os meus netos, para pagar as fraldas da minha mãe e as minhas, claro.
Ó senhor Rosalino, dê um saltinho até S. Pedro da Cova, pare na drogaria do senhor Lino, na mó, ouça o que esse outro Rosalino sabe da vida, veja a realidade do povo que é gente, conheça pessoas honestas e depois vá dormir um sono.
Olhe, cresça e apareça!
Sabe, até me apetecia chamar-lhe um nome feio mas não quero ofender a senhora sua mãe! Passe bem…"
Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários: