Adsense

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

REGIÃO DA MADEIRA COM A MAIOR TAXA DE DESEMPREGO ENTRE AS SETE REGIÕES DE PORTUGAL



FACTO:
"Situa-se, agora, nos 14,7%! Os Açores conseguiu baixar a taxa de desemprego para 12,8%. Há três trimestres consecutivos que a Madeira tem a mais alta taxa de desemprego das regiões". Para além dos que emigraram, os enquadrados em acções de formação, os estágios profissionais e os que "desistiram" de procurar emprego, sublinho eu.
COMENTÁRIO E PERGUNTAS:
Curiosamente, quase todos os dias, a propaganda política, dá conta de milhões para o empreendedorismo e para as empresas ("o Instituto de Desenvolvimento Regional (IDR) concedeu mais de 6,3 milhões de euros em subvenções e benefícios públicos a várias entidades madeirenses em 2015" - fonte: DN-Madeira de hoje. Na edição de Segunda-feira, a secretária regional Drª Rubina Leal assumiu que, em 2015, o Instituto de Emprego da Madeira, IP-RAM (IEM, IP-RAM) aprovou um “total de 695 Prémios” de Emprego no âmbito de “13 programas” do género, tendo pago mais de “3,2 milhões de euros” (...) "criadores líquidos de postos de trabalho destacando-se os programas de Incentivos à Contratação, de Estímulo ao Empreendedorismo de Desempregados e os Estágios Profissionais”). 
Há aqui qualquer coisa que não bate certo. Várias perguntas podem e devem ser colocadas. Entre outras, os estímulos à empregabilidade por que não funcionam em termos reais? 
Há que dar explicações políticas sobre esta situação, sob pena de tudo não passar de mera propaganda.
Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários: