Adsense

quarta-feira, 13 de abril de 2016

PROFESSOR É A ÚNICA PROFISSÃO EM QUE O ESTÁGIO É FEITO ANTES DE TIRAR O CURSO. FAZEM 12 ANOS A OUVIR AULAS, ENTRAM NA FACULDADE, OUVEM AULAS E VÃO DAR AULAS"


"(...) Mais exames não vão melhorar o sistema porque não é a preocupação com o termómetro que faz baixar a temperatura. Mais exames para quê? Os exames não avaliam nada. (...) Injeta-se nas escolas áreas que não faz sentido algum. Por exemplo, criar uma aula de área de projeto? Projeto é o projeto da escola, é o projeto educativo. Educação para a cidadania? Nós não ensinamos para a cidadania, nós educamos na cidadania. Cidadania não é uma hora por semana, é todo o tempo de escola. Andamos a brincar com coisas sérias. Está tudo errado. 


(...) A reprovação é a prova de que realmente a escola não funciona como deveria. Muitas vezes se diz que os professores são exigentes quando reprovam. A pergunta que eu faço é: se a escola melhor é a que mais alunos reprova, o melhor hospital é o que mais doentes mata? Quando as pessoas nem sequer refletem sobre isso… Quanto às classes de apoio, planos de recuperação, isso é tudo um enfeite que não resulta, porque aquilo que não se ensina em oito meses, não é em um mês de plano com mais do mesmo que se vai ensinar. Não é com mais horas de aula que se vai ensinar mais, é com outro tipo de aprendizagem".
NOTA
Excertos de uma entrevista ao Professor José Pacheco, conduzida pela jornalista Marlene Carriço, que pode ser lida AQUI

Sem comentários: