Adsense

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

75% DOS SECRETÁRIOS REGIONAIS FORAM À VIDA




À esquerda do Presidente da Assembleia Legislativa, Dr. Tranquada Gomes, já todos saíram; à direita,  na Saúde (o segundo da direita para a esquerda) já se verificaram duas mudanças. Quanto aos outros...

FACTO

"Esta decisão (mudanças no governo regional) resulta na necessidade de melhorarmos a eficácia do Governo em termos governativos", explicou, à margem do seminário "Direito do Desporto e Políticas Desportivas", fazendo também questão de "agradecer aos secretários cessantes pelo belíssimo trabalho que fizeram" - Dr. Miguel Albuquerque, Presidente do Governo Regional. Fonte: DN-Madeira. 

COMENTÁRIO

Há dois aspectos nestas declarações que não se compaginam: "melhorar a eficácia"? Como, se eles até estavam a fazer um "belíssimo trabalho"? Que contradição! Ora, se o trabalho era de excelência, a eficácia, isto é, aquilo que se cumpre através de metas bem definidas, só pode ser considerado em um patamar também de excelência. Nunca motivo central para serem despachados. Daqui se conclui que o problema político é muito mais profundo e grave. Tão complexo que dos oito secretários que tomaram posse em 2015, já assistimos, em dois anos, a 75% de mudanças. Se considerarmos oito secretários mais o presidente (9) a percentagem apurada no elenco da governação é de 66,6% de alterações. É caso para dizer, com algum humor, que o Senhor Presidente do Governo prometeu "renovação" e está a cumprir. Renova e renova e vai, certamente, voltar a renovar!
Ora, isto não tem nada a ver com a eficácia, mas sim com uma questão central: impreparação técnica, política e conflitualidade entre pares. Um até disse que não pediu para sair... foi dispensado. Outros ainda estão, mas são casos que nem pela sua presença se dá, tal a sua discrição que equivale, no plano político, dizer que não existem! Alguém conhece medidas de enorme alcance, medidas portadoras de futuro, na Educação, no Ambiente ou na Agricultura e Pescas? Para não falar da Saúde onde, raro é o dia, que não é confrontada com situações preocupantes. Tem valido os seus profissionais.
Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários: