Adsense

segunda-feira, 30 de julho de 2018

"VENDILHÕES"? QUEM SÃO? ONDE ESTÁ A "TRAMPA"?


Quarenta e dois anos depois, escutar uma intervenção daquelas, é de sentir pena. É o tipo de discurso político que exprime decadência, pela falta de conteúdo, pelo tom exageradamente comicieiro, de quem já nada tem para transmitir, sobretudo pelas palavras ditas, completamente ofensivas da dignidade das pessoas. É difícil entender, depois de tantos anos, que alguns políticos considerem mais de metade dos seus conterrâneos, burros, gente acéfala, enfim, pessoas que são "vendilhões da autonomia". É triste ver o ponto que o exercício da política chegou. Já não existe classificação possível para tanto disparate intencionalmente cometido. São todos santinhos de altar, os outros uns diabinhos...


"De um lado estamos nós, os autonomistas sociais-democratas, aqueles que desenvolveram a Madeira no passado e que continuam a desenvolver a Madeira no presente, aqueles que põem a Madeira acima do partido, a Madeira acima dos nossos egos, a Madeira acima de tudo" (...) do outro lado, "estão os comunistas e os socialistas feitos com o centralismo de Lisboa, os vendilhões da autonomia". Pela síntese do discurso, de uma assentada, a Madeira ficou (continua) dividida entre bons e maus, entre honestos e desonestos, credíveis e desacreditados, os bem-vindos e os desprezíveis, os que trabalham e os que nada fazem. É inaceitável que jovens e menos jovens, oiçam declarações chocantes da boca do presidente do governo. Quando se trata o adversário político, por exemplo, de "socialistas da trampa", pergunto se esta linguagem pertence a pessoas defensoras da dignidade dos outros e que se respeitam a si próprias? Ainda por cima, quando nutrem simpatia pelo movimento monárquico, pelo que sei, educadas para princípios, valores e relacionamento como povo distintivos, relativamente aos outros regimes -  assumem os defensores da "causa real". A não ser que se julgue possuidor de poder absoluto e faça uma distinção entre o povo e a nobreza. 
Ora, os madeirenses que têm uma opinião diferente não "cantam para enganar", não se opõem às políticas para "chegar ao poder" (...) "para entregar os méritos dos madeirenses a Lisboa e isto voltar para o passado e ser o Terreiro do Paço a mandar na Madeira". Têm , apenas, uma opinião diferente porque são DEMOCRATAS e a Constituição da República assim lhes permite. Aliás, sei que incomoda, mas têm o direito de perguntar quem foram, em concreto, na Região Autónoma, os "vendilhões da Autonomia"? Quem gerou uma situação de gravíssimo desequilíbrio financeiro que todos estamos a pagar? Foram os "socialistas da trampa", os comunistas, os democratas-cristãos, todos os restantes partidos de oposição, ou aqueles que estão no poder, ininterruptamente, há 42 anos? Seja como for, o que está aqui em causa é a linguagem. E essa é imperdoável. 
Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários: