Adsense

sábado, 1 de dezembro de 2018

NINGUÉM PÕE ORDEM NAQUILO...


Falta de educação, responsabilidade política, tolerância, humildade, eu sei lá... Vi este vídeo, pensei em publicá-lo, recuei e só hoje me decidi por um breve comentário. E se tive reservas foi por entender que os péssimos exemplos não devem ser mostrados pelo efeito que possam ter. Lembro-me do ex-presidente do governo da Madeira ter rasgado o Diário de Notícias, julgo eu, nas vésperas de um rali Vinho Madeira, frente às câmaras e com muitas pessoas na sala. Esse momento gratuito e infeliz, jamais pensei voltar a assistir, muito menos na Assembleia, agora, perante um documento apresentado pelo grupo parlamentar do PCP.



Este Deputado do PSD constitui um claríssimo erro de casting político. Mas ele não é o culpado. Depois de 40 anos de Autonomia, de tantos enxovalhos, de tantas ofensas, de tantas garotices, de tantos discursos grotescos e de tantos momentos hostis que não abonam em favor do primeiro órgão de governo próprio, não há palavras que qualifiquem, primeiro, a atitude, depois, quem o colocou na lista de candidatos àquele assento. 
Este senhor não fala, grita; não discursa com saber, antes é um promotor da intolerância. Aprendeu na escola que o conduziu ao exercício da política. Como é que isto é possível e que ninguém, o líder do partido ou o líder do grupo parlamentar se desmarque e trave a continuada onda da ofensa. Designam isto por "renovação", quando isto, repetidamente, não é mais do que a manutenção das atitudes ridículas e desprezíveis. 
Este vídeo deveria ser passado nas escolas, nas sessões de "cidadania", como um exemplo a não repetir porque contrário aos valores da Democracia, do debate sério, empenhado, profundo, frontal, mas respeitoso no quadro de uma sã vivência. O argumento político ali nada vale(u), porque o importante foi (é) ser arruaceiro e gritar, gritar muito! Como se as pessoas, os eleitores, apreciassem o discurso de tasca. E fico por aqui, do tanto que me  apetecia escrever. Sou totalmente contra uma Assembleia palco de situações que a todos nós cidadãos compromete.
Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários: