Adsense

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

40 ANOS DE EXPERIÊNCIA OU UMA EXPERIÊNCIA REPETIDA 40 VEZES?


Dou sempre as devidas reservas quando leio qualquer coisa que coloca em causa, de forma muito contundente, este ou aquele político. Normalmente releio porque, nas entrelinhas, descubro, mor das vezes, algumas pontas que me levam a retirar conclusões, mesmo que apriorísticas. Porém, quando assisto, publicamente, a expressivas manifestações de desagrado na sequência de atitudes políticas, quando, subtraindo alguns casos que, de imediato, não atribuo qualquer relevância, então aí o quadro muda de figura. 


Diz a sabedoria popular que "onde há fumo, existe fogo", daí que, por mais que tentem disfarçar, parece-me óbvio que a conclusão só pode tender, primeiro, para a dúvida, depois, no cruzamento dos dados, para a certeza que o fogo está lá.
Não escrevo sobre sectores que não domino. Para escrever sobre um tema, qualquer pessoa deve fazer "ab initio" um sério esforço de estudo de compreensão das múltiplas faces que o tema pode apresentar. Se assim não for corre-se o risco da superficialidade, de tomar "tomar a nuvem por Juno". E deveria ser assim no exercício da política, porém, o que vejo, não são todos os casos, claro, são pessoas a interpretar papéis para os quais demonstram muitas fragilidades. Há declarações tão infantis, tão desajeitadas, com tanta ausência de seriedade e coerência técnica e até científica que, a quem as assiste com atenção, acaba por ficar incrédulo. Como é possível? Não chegam a ser generalidades, mas banalidades ditas com olhos de cima para baixo.
Um dia, já tem muitos e muitos anos, no decorrer de uma aula, a propósito da necessidade de estudar os problemas, um professor olhou-nos e disse: "a frase não é minha, mas é verdade que há pessoas que dizem boca-cheia que têm 40 anos de experiência, porém, se analisarmos, acabam por ter uma experiência repetida 40 vezes".
O problema é que há jovens que se fazem ao caminho repetindo os erros daqueles que, convencidos estão, de uma "larga experiência". Em linguagem informática: vai dar erro.
Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários: