Adsense

sábado, 3 de agosto de 2019

PAULO CAMACHO - 31 ANOS DEPOIS DOS JOGOS OLÍMPICOS DE SEOUL




Sónia Silva Franco, jornalista, biógrafa, Licenciada em História é a proprietária da Arteleia. Esta semana, sob a sua responsabilidade, foi publicado o livro "Ondas de Glória - Momentos históricos da natação da Madeira". Fizeram-me chegar uma foto do meu Amigo Paulo Camacho com a Drª Sónia Silva Franco. Que saudades! Tem algum tempo que não o via. Quase instantaneamente um turbilhão de imagens passaram pela minha cabeça, de anos e anos de convívio, de grandes êxitos vividos em comum e dos momentos menos bons que partilhámos, tendo sempre por princípio, na expressão de Peter Daland (1921/2014) que o treino é "dor, sofrimento e agonia". Imagens que passam, sequencialmente, na minha memória, impossíveis de apagar, pelo que fiquei feliz por vê-lo fazer parte deste livro. 
A 25 de Março de 2014 escrevi um texto que aqui reproduzo:
Um óleo do Doutor Rui Carita
"O maior de todos", sintetiza o Diário de Notícias de hoje, numa entrevista conduzida por Herberto Duarte Pereira. De facto, Paulo Camacho, foi um nadador extraordinário. Tenho saudades desse tempo, de vê-lo nadar, pela sua apurada técnica, pela sua capacidade física, pelo empenho que demonstrava e pela concentração antes das competições. Quando se pensava que uma prova estava perdida, lutava e ganhava. Julgo que o seu melhor registo foi 56''78 centésimos nos 100 metros mariposa e que foi recorde nacional absoluto. Uma marca que lhe garantiu a presença no Campeonato do Mundo. Melhor que os 57'' que o apurou para os Jogos Olímpicos de Seoul. 
Foi o nadador mais completo de Portugal quer em juniores quer ao nível absoluto. Viajou por todos os Continentes integrado na selecção nacional, numa altura que, por aqui, as condições de treino eram quase nulas. 
A foto ao lado é um fantástico óleo do Doutor Rui Carita e que serviu de capa ao VI Grande Prémio Internacional Cidade do Funchal, organizado pelo Clube Naval do Funchal.
O seu palmarés é invejável. Em síntese:

Melhor nadador português da geração de 1970.
Único nadador madeirense que percorreu todas as etapas: campeão regional, campeão nacional, Campeonato da Europa de juniores, Campeonato da Europa absoluto, Campeonato do Mundo de piscina curta, Campeonato do Mundo de piscina de 50 mts. e Jogos Olímpicos.
Nadador com o Estatuto de Atleta de Alta Competição Nacional com a categoria Europeia.
Campeão e recordista regional absoluto em doze das catorze provas do programa olímpico.
Campeão Nacional em várias distâncias, com destaque para os 100 mariposa e 200 mts, livres.
Título de nadador mais completo de Portugal na categoria de Juniores (1986 e 1987).
Título de nadador mais completo de Portugal ao nível absoluto (1989/90).
Vencedor absoluto do Torneio Nacional de Fundo na prova dos 1500 metros (1987).
Vencedor no Torneio Multinations, disputado em Antuérpia, em 1988, da prova de 100 mts. mariposa (57,47).
Recordista Nacional de categoria e absoluto dos 100 mariposa.
Participação no Campeonato da Europa de Juniores.
Participação no Campeonato da Europa Absoluto (Shefield – 1993). A marca de admissão (56’49) foi conseguida no Campeonato Nacional Absoluto de 1993.
Participação no I Campeonato do Mundo de piscina curta (Palma de Maiorca – 1993/94).
Participação no VII Campeonato do Mundo de piscina de dimensões olímpicas (Perth – Austrália – Janeiro de 1991). A marca de 56,78 nos 100 mariposa foi conseguida na piscina de Indianápolis, no Open dos Estados Unidos.
Participante nos Jogos Olímpicos de Seoul-88 na prova dos 100 mts. mariposa (57,62)
Participação, em representação de Portugal, em muitos «meeting’s» na Europa, em África, na América do Norte e do Sul.
Medalha de Mérito Desportivo Regional, atribuído pelo Governo da Região Autónoma da Madeira.

Faz, neste mês de Agosto, 31 anos após Seoul. Um abraço Paulo e um brinde a essa data que aos dois enche de orgulho. A sua felicidade sempre foi a minha felicidade.

Sem comentários: