Adsense

sábado, 12 de outubro de 2019

Apenas um desabafo de estupefacção!


Com toda a certeza, as regras alteraram-se e eu não dei conta. Pode ser o caso. No tempo que pelo exercício da política andei, um qualquer cidadão inscrevia-se no partido, pagava regularmente as quotas e, ao final de um ano, adquiria capacidade para eleger ou ser eleito para os órgãos do partido. Mais tarde, se não estou em erro, de um ano passou para seis meses. Há um processo absolutamente claro e justificável. Estranhei, por isso, que um independente (simpatizante), tivesse assumido, publicamente, foi o que concluí, atenção, preparem-se que vou tomar conta disto.


Repito, porque sou apenas, neste momento, um cidadão não filiado em qualquer partido, que, se calhar, as regras alteraram-se e eu não dei conta. O que aqui deixo escrito, se não corresponde à realidade estatutária, desde já, antecipadamente, a todos peço desculpa. 
Mas sempre adianto mais umas quantas perplexidades, tomando como certo os estatutos que conheci. O último Congresso do PS foi realizado em finais 2017, logo, entre Dezembro e Janeiro de 2019/20, no máximo, deveria ter lugar um novo Congresso Ordinário. Ora, o Senhor Dr. Paulo Cafôfo, ainda independente, julgo eu, não poderá candidatar-se por falta de tempo mínimo de inscrição no partido. Se assim é, continuo a escrever desconhecendo se, entretanto, as regras foram modificadas, as eleições directas e o respectivo Congresso terão de ser adiados para que tal candidatura cumpra o tempo necessário. Isto conduz-me a duas perguntas: a primeira, se não existe no PS-Madeira militantes, com capacidade eleitoral, para que os prazos sejam cumpridos? A segunda, corresponde à minha perplexidade relativamente aos militantes aceitarem esta situação?
Mais um pormenor. Considero absolutamente normal que um cidadão independente possa ser convidado para que, na Comissão Política, desenvolva um qualquer assunto de oportunidade política. Isso, pelo menos para mim, é pacífico. O que já não é, porque considero deselegante e desadequado, antes, durante ou depois da Comissão Política, assumir que irá filiar-se tendo como objectivo liderar o partido, com um "projecto abrangente" (...) "que conta com Emanuel Câmara e Carlos Pereira" (...) que deseja "fazer política de forma diferente" (...) que "irá dar os passos necessários para construir este caminho", enfim, tudo isto nas barbas do actual presidente do partido. (Fonte: edição do DIÁRIO de 10 de Outubro de 2019).
Mesmo que tudo esteja previamente combinado, julgo eu, à luz do bom senso e do respeito por quem lhe abriu as portas do Partido Socialista, desde 2013, exigia-se uma atitude comedida, não dando passos superiores à própria perna. Só que a política está assim, pantanosa, mas se calhar eu é que estou errado. E não me admiraria, neste contexto, que um dos subscritores da filiação partidária seja, exactamente, o Dr. António Costa, com um jantar de homenagem ao "ilustre membro" agora de "cartão passado". 
Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários: