Adsense

domingo, 24 de maio de 2020

PRESIDENCIAIS 2021



FACTO

"O presidente do governo regional da Madeira acusa Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa de estarem num casamento de comunhão de adquiridos. Numa entrevista publicada ontem pelo jornal Público, Miguel Albuquerque diz que o Presidente da República serve de bengala ao governo de Costa (...)". - Fonte Dnotícias, edição de hoje.

COMENTÁRIO

Tendo sido anunciado como possível candidato à presidência da República, o presidente do governo regional, parece começar a posicionar-se. Do meu ponto de vista, para já, de uma forma desajeitada e até inconveniente. O Dr. Miguel Albuquerque tem toda a legitimidade em candidatar-se. É cidadão português, tem mais de 35 anos e, muito facilmente, conseguirá 7.500 assinaturas.
Temo que o formato da discussão política vá em crescendo, descredibilizando o próprio, na qualidade de presidente do governo regional, e, por essa via, os madeirenses em geral. Por outro lado, o presidente do governo da Madeira não pode esquecer-se que é membro do Conselho de Estado e que o debate político tem regras. Ademais, o Doutor Marcelo Rebelo de Sousa não é socialista, ainda há dias, disse, de viva voz, que era muito conservador e que não enjeitava as suas origens políticas, isto, em uma clara demonstração que exerce a função de Chefe de Estado e apenas isso. Envolver ou, subtilmente, acusá-lo de ter transformado o Estado num "aparelho socialista", é de todo desadequado. Aliás, as sucessivas sondagens dizem que os portugueses o têm em enorme consideração e estima. 
Para além disso, o Dr. Miguel Albuquerque não se pode esquecer que assumiu, na Madeira, uma coligação, não se livrando que alguém escreva e defenda que, politicamente, das três uma: governa através de um "casamento de comunhão de adquiridos", governa "amancebado" ou, como diz a voz popular, governa "encostado".
Qualquer uma destas posições parecem-me ridículas no debate político. Daí que seja preferível tento na língua. A Democracia exige respeito. E que fique claro, votei no Doutor Sampaio da Nóvoa, mas tenho o Doutor Marcelo R. Sousa como uma figura com um mandato quase irrepreensível. Então se o compararmos com o anterior presidente que suportámos dez anos...!
Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários: