Adsense

sexta-feira, 31 de julho de 2020

LA VIE CRIA MURAL EM HONRA DOS OLÍMPICOS MADEIRENSES

Trata-se de uma louvável iniciativa gerada por uma parceria entre o JM e o Centro Comercial La Vie. Foi criado um mural onde, sucessivamente, serão lembradas e perpetuadas as figuras que atingiram o mais alto patamar da competição desportiva: os Jogos Olímpicos. Ontem foi a vez de Paulo Camacho, participante nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988 (Seoul - Coreia do Sul), oficialmente denominados Jogos da XXIV Olimpíada. Aqui fica a síntese do seu brilhante percurso.


O Paulo foi o melhor nadador português da geração de 1970. Foi o único nadador madeirense que percorreu todas as etapas: campeão regional, campeão nacional, Campeonato da Europa de Juniores, Campeonato da Europa Absoluto, Campeonato do Mundo de piscina curta, Campeonato do Mundo de piscina de 50 mts. e Jogos Olímpicos. Foi nadador com o Estatuto de Atleta de Alta Competição Nacional com a categoria Europeia. Foi campeão e recordista regional absoluto em doze das catorze provas do programa olímpico. Campeão Nacional em várias distâncias, com destaque para os 100 mts. mariposa e 200 mts. livres. Conseguiu o título de nadador mais completo de Portugal na categoria de Juniores (1986 e 1987) e o título de nadador mais completo de Portugal ao nível absoluto (1989/90). Foi vencedor absoluto do Torneio Nacional de Fundo na prova dos 1500 metros (1987). Foi vencedor no Torneio Multinations, disputado em Antuérpia, em 1988, da prova de 100 mts. mariposa (57’47). Recordista Nacional de categoria e absoluto dos 100 mariposa (56’45). Participou no Campeonato da Europa de Juniores, no Campeonato da Europa Absoluto (Shefield – 1993). A marca de admissão (56’49) foi conseguida no Campeonato Nacional Absoluto de 1993. Participou no I Campeonato do Mundo de piscina curta (Palma de Maiorca – 1993/94) e no VII Campeonato do Mundo de piscina de dimensões olímpicas (Perth – Austrália – Janeiro de 1991). A marca de 56’78 nos 100 mariposa foi conseguida na piscina de Indianápolis, no Open dos Estados Unidos. Nos Jogos de Seoul realizou 57,62 na prova dos 100 mts. Mariposa. Em representação de Portugal, participou em muitos «meeting’s» na Europa, em África, na América do Norte e do Sul.
É este percurso de grande consistência que deve ser considerado em função das condições de prática de então que não eram minimamente satisfatórias.
Parabéns Paulo e parabéns à parceria La Vie / Jornal da Madeira.

Sem comentários: