tag:blogger.com,1999:blog-2883220740459702766.post2493539538517923288..comments2024-01-23T11:13:38.188+00:00Comments on COM QUE ENTÃO...!: POLÍTICA EDUCATIVA. CUIDADO COM OS RANKING'S DAS ESCOLASAndré Escórciohttp://www.blogger.com/profile/07157906668341573363noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-2883220740459702766.post-20901705208445994472015-12-13T19:23:17.276+00:002015-12-13T19:23:17.276+00:00Obrigado pelo seu comentário.
Gostaria de lhe dize...Obrigado pelo seu comentário.<br />Gostaria de lhe dizer que sou uma pessoa que não abdico do rigor e que a Escola é de uma importância vital para o País. E quem fala do País fala das suas gentes. O problema é outro, é, fundamentalmente, organizacional, programático e pedagógico. O nosso sistema de ensino teve poucas alterações desde o século XIX. Entretanto, o mundo avançou em tantos domínios e o sistema, infelizmente, mantém as características do passado. Hoje, temos "crianças do século XXI, com professores do século XX e metodologias do século XIX". Há um óbvio desencontro. <br />A questão é determinar, no mundo que vivemos, como é que a Escola pode responder eficazmente a esse mundo. Tenho escrito muito sobre estas matérias. Deixo aqui, despretensiosamente, alguns contributos.<br /><br />http://comqueentao.blogspot.pt/2015/06/educacao-na-finlandia-principio-ninguem.html<br />http://comqueentao.blogspot.pt/2009/09/finlandia-iv-educacao-compreensao-das.html<br />http://comqueentao.blogspot.pt/2015/03/finlandia-muda-de-sistema-educativo-em.htmlAndré Escórciohttps://www.blogger.com/profile/07157906668341573363noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2883220740459702766.post-61957315420576186822015-12-12T17:59:59.720+00:002015-12-12T17:59:59.720+00:00Cuidado, sim. Concordo.Mas, é na verdade, um indic...Cuidado, sim. Concordo.Mas, é na verdade, um indicador. E como tal, deve merecer a atenção devida.O sistema deve preocupar-se, fundamentalmente com o conhecimento? Sem dúvida. Então, qual o papel da avaliação? De que modo, ela pode e deve estar ao serviço do conhecimento? Quais os processos necessários ao alcance do objectivo maior? Que é o aprender e desaprender, o reaprender. O adquirir conhecimento, o adquirir saberes.O saber mais, o saber melhor, o não querer parar de saber.O aprender a aprender. Sempre. <br />Então, neste desafio permanente, qual o papel da escola? Temos uma Escola à altura desde desafio?Ou, já temos escolas que reconhecem que este é o desafio maior?<br />Cuidado? Ou... urge não ficar por aqui? Anonymousnoreply@blogger.com