Adsense

terça-feira, 23 de setembro de 2025

Esclareçam...

 

Na gíria do futebol e não só, vezes várias ouve-se: "equipa que ganha não se mexe". É evidente que isto tem que se lhe diga, no entanto, arrasta consigo a ideia que a mudança radical de uma equipa pode não corresponder a um bom resultado. Se bem que, no exercício da política, os contornos sejam distintos porque ali, no tabuleiro do jogo partidário os interesses sejam múltiplos, sem grande esforço podemos, por aproximação àquela frase, especular sobre alguns aspectos que qualquer cidadão, atento às autárquicas, gostaria de tomar consciência.



E isto coloca-se sob a forma de perguntas. Aqui as deixo:

1. Que razões subjazem ao facto da equipa do PSD, no seu tronco central, ter sido completamente afastada? Todos têm o direito de assumir que não estão interessados em continuar, mas a verdade é que, pelo menos um se disponibilizou a assumir uma candidatura e, mais tarde, uma respeitada figura do partido veio falar que estaria em preparação uma "golpada", que terá levado a primeira figura, publicamente convidada para liderar a equipa concorrente, acabasse por abdicar da sua candidatura. O que estará por detrás de tudo isto, pergunto? "Golpada", qual? E a "limpeza" deveu-se a quê?

2. Acompanhei, pela comunicação social, ao longo dos últimos quatro anos, o trabalho de oposição feito pelos vereadores da "Confiança". Do Engº Miguel Silva Gouveia, que já foi presidente da Câmara, com quem falei, presencialmente, uma única vez, a ideia que retive, é que desempenhou uma tarefa de oposição consistente, permanente, educada no relacionamento político e com propostas de significativo alcance. Ele e a sua equipa não se perderam na baixa política. Pelo contrário. Mas, quando tudo levava a crer que estariam na primeira linha de recondução, eis que foram postos a andar, exactamente numa altura de clara fragilidade dos seus mais directos opositores. Também aqui seria interessante conhecer os meandros da história.

O pior de tudo isto é que, nem uma nem outra candidaturas têm uma proposta profundamente pensada para o Funchal. Enquanto cidadão sinto que andam atrás dos "casos do dia".

Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários: