Adsense

sábado, 5 de outubro de 2019

Dr. Tranquada... eles vão dar o nó!


FACTO

"Quem utilizar a presidência da Assembleia para meros jogos de poder, ou de ambições pessoais, distorcendo a vontade maioritária dos cidadãos, presta um mau serviço à democracia e à autonomia" (...) um presidente do parlamento imposto de fora para dentro nunca será amado e respeitado (...)". Fonte: Dnotícias.

COMENTÁRIO

Diz o aforismo: "quem se põe a amar, põe-se a padecer". E assim sendo, tem humor e constitui tiro certeiro a sugestão do Doutor Nelson Veríssimo: "Não sei se a coligação PSD/CDS já tem hino próprio, mas sugiro o «Haja alegria», dos Irmãos Freitas: "(...) haja alegria, muita animação, que o Manel mais a Maria são da mesma opinião (...)".
Dir-se-á, portanto, que as declarações do Senhor Presidente da Assembleia, Dr. Tranquada Gomes estão desfasadas da realidade e feridas de oportunidade. O que ontem afirmou no decorrer da cerimónia do Dia do Concelho de Câmara de Lobos, trouxe-me à memória a alegoria de Spenser Johnson, no livro "Quem mexeu no meu queijo", ou, então, por adaptação, estão a mexer no meu queijo! E a democracia não é isso, Dr. Tranquada. A democracia implica humildade, desprendimento e serviço público à comunidade. Nunca manifestação pública de apego ao poder. E se o Manuel e a Maria são da mesma opinião, ora bem, padeça em silêncio. Não é em uma cerimónia pública, onde há tanto por dizer, entre outros, sobre a Autonomia, sobre as relevantes questões autárquicas, sobre o presente e o futuro da sociedade, o local apropriado para falar de questões partidárias e até pessoais. O presidente da Assembleia, deve falar de queijos, de amor e de respeito, sublinho, junto dos seus, mas nunca, em nome do Primeiro Órgão de Governo Próprio.
Se não entende o seu próprio partido, então, espere pelo divórcio, porque, denunciar que há fendas graves entre os namorados que, apesar disso, tudo leva a crer irão casar, penso eu, é delicado e menos acertado. É que eles vão dar o nó!

Sem comentários: