Adsense

domingo, 17 de novembro de 2019

Telhados de vidro





FACTO

"Mais um caso de como um apego desmedido ao poder pode lançar um país no caos político, económico e social (...)" - Dr. Sérgio Marques, Deputado do PSD na Assembleia da República, sobre Evo Morales ex-presidente da Bolívia. Fonte: edição de hoje do DIÁRIO.




COMENTÁRIO

Obviamente que são âmbitos diferentes de análise, por isso mesmo, fico pela causa: "apego desmedido ao poder". A caminho de 47 anos de poder ininterrupto na Região Autónoma da Madeira, também questiono, "por que razão são tão frequentes estes casos"? O Dr. Sérgio Marques, que foi Deputado no Parlamento Europeu, é Deputado na Assembleia da República, foi Deputado na Assembleia Legislativa da Madeira e governante, obviamente que, melhor do que eu, conhece as profundas razões dos "telhados de vidro". Sabe que se compram votos de múltiplas maneiras, que tempo houve que alguns mortos "votaram" e que a Administração Pública multiplica-se como cogumelos para satisfação do clientelismo partidário e que, por aí, a liberdade de pensamento e de opção é subtilmente condicionada. Pelas suas múltiplas vivências políticas, o Dr. Sérgio Marques conhece o bas-fond da política europeia, nacional e regional, pelo que, em nosso redor, o "apego desmedido ao poder" tem muito que se lhe diga.
De resto, o que se está a passar em todos os continentes, de Santiago do Chile a Hong-Kong passando pelo velho Continente, retrata a necessidade de uma nova ordem internacional (que começa à escala local), porque sendo as problemáticas tantas e complexas merecem profundas análises às razões mais substantivas. Em uma pergunta estou completamente de acordo com o Senhor Deputado: por que "razão são cada vez mais raros os casos como o de Mandela". É isso que importa analisar.

Sem comentários: