Adsense

sábado, 31 de março de 2012

OS GUARDANAPOS QUE NÃO PAGAM A CONTA



Enquanto isso, a criatividade não pára. Já que o dinheiro é pouco, limpa-se a boca com guardanapos com a imagem de uma nota de € 100,00. Pena é que a conta não possa ser paga com ele. Sempre que for levado à boca pelo menos serve de lembrança que "vás pagar uma nota... tem cuidado!"


Hoje é o último dia do atual IVA. Amanhã, será a doer. Se bem que, nos supermercados, dizem, desde há algum tempo, os preços tenham vindo a aumentar, suavemente, pelo que, a diferença, se existir, será mínima. Depois, fazem-nos crer que estão a assumir a diferença do IVA. Puro engano, segundo me transmitiram. Com os combustíveis será diferente, tal como outros serviços que todos nós vamos ter de suportar, por culpa de um homem e de uma política que conduziu a Madeira à bancarrota, utilizando a sua própria palavra caracterizadora da situação financeira.
Mas há aqui qualquer coisa que me escapa. Em um momento de acentuadas dificuldades, de um desemprego que não pára de crescer e com as instituições de solidariedade social a trabalhar a todo o gás para esbaterem a fome, leio que, por exemplo, o destino turístico das ilhas Canárias, neste período de Páscoa, está em alta para muitos madeirenses, isto é, as agências de viagem estão satisfeitas com as vendas. Há aqui um paradoxo que não é de fácil explicação. Ou será? Do meu ponto de vista, sendo o momento de grande preocupação e incerteza, seria lógico verificar-se alguma contenção face às prioridades familiares. Mas não, houve crescimento em 2011 na compra de viagens de cruzeiro e o exemplo Canárias é gerador de perplexidade. Não sei explicar, porque essa não é a minha área de estudo e de intervenção, como é que a nossa economia está globalmente a funcionar. Vou pedir que me expliquem este aparente paradoxo. Tenho algumas justificações, mas não as adianto por precaução.
Certo é que, amanhã, o IVA, esse imposto cego, esse imposto que não olha à situação de ninguém, estará aí a agravar a vida de todos e sobretudo dos mais frágeis. O IVA para além de uma enorme listagem de impostos diretos e indiretos. Enquanto isso, a criatividade não pára. Já que o dinheiro é pouco, limpa-se a boca com guardanapos com a imagem de uma nota de € 100,00. Pena é que a conta não possa ser paga com eles. Sempre que for levado à boca, pelo menos serve de lembrança que "vás pagar uma nota... tem cuidado!"

Sem comentários: