Adsense

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Gastar é uma coisa... investir é outra!

 

FACTO 

1º Por atraso nas obras, duas empresas reclamaram 5,5 milhões de Euros. O governo pagou. Fonte: 1ª página do Dnotícias: "Indemnizações Chorudas". 

2º Visando uma campanha de "Educação Ambiental" li que o grupo humorístico 4Litro ofereceu um vídeo para a "campanha dos monstros" (não os abandone na via pública). Entretanto, soube-se que o governo adjudicou a uma empresa, por sessenta mil euros, uma iniciativa semelhante. Fonte: blogue correiodamadeira. 

COMENTÁRIO 

No primeiro caso coloco duas reflexões sob a forma de perguntas: por um lado, que planeamento foi realizado (de obra e de suporte financeiro), no sentido de não permitir prorrogação dos prazos e pagamento dos encargos assumidos?; por outro, quando se verificam derrapagens nas obras adjudicadas, por razões não imputadas ao "dono da obra", se o governo tem exigido o pagamento de multas por parte das empresas? Seria interessante uma resposta cabal a estas questões, onde se pode juntar uma terceira, se as entidades públicas assumem o mesmo comportamento relativamente aos atrasos no pagamento de facturas por liquidar, apresentadas pelos pequenos e médios fornecedores! 

No segundo caso trata-se de uma iniciativa importante, destinada a quem ainda não percebeu, que os grandes e pequenos electrodomésticos não devem ser deixados em qualquer sítio. Há que solicitar o seu transporte gratuito e depositá-los nos lugares apropriados. O grupo humorístico 4Litro associou-se a esta iniciativa, segundo li, de forma gratuita. O vídeo, de quarenta segundos, é muito sugestivo. Bastaria que fosse explorado através das redes sociais para atingir os objectivos da campanha. Ora, face à dinâmica que aquele grupo evidencia e ao número de pessoas que o segue (126.500 no Facebook), existirá alguma justificação na contratualização de uma empresa, pelo valor de € 60.510,00, a fim de promover a recolha de monos, sensibilização para a poupança de água e, ainda, para a separação de lixos? Julgo que não. Há formas de conseguir o mesmo desiderato sem gastar um cêntimo. Os 4Litro fizeram-no de forma exemplar e contam já com 18.200 visualizações. 

Se trago estes assuntos à colação é apenas pela sensação de constante desperdício de dinheiro que tem origem nos impostos de todos. Só nos últimos dias, cinco milhões e meio para duas empresas, mais sessenta para uma campanha, milhares para escritórios de advogados, quando os serviços dispõem de licenciados em Direito, enfim, muito dinheiro deitado fora quando tanta falta faz em sectores e áreas de prioridade absoluta.

Sem comentários: