Adsense

domingo, 23 de outubro de 2022

Com tanto lugar para "obrar", tem de ser logo ali, no Largo do Município!


"Não deve ter havido, na Região, uma única obra pública que não tenha tido alguma contestação", assumiu o Senhor presidente da Câmara do Funchal, a propósito de um parque de estacionamento a construir no emblemático Largo do Município (Colégio). Quando li esta declaração lembrei-me de um debate na Assembleia Legislativa da Madeira, no decorrer do qual um político repetiu vezes sem conta a "obra feita" e, naturalmente, as obras a realizar. A páginas tantas, um deputado olhou o embevecido político e, sarcasticamente, disse-lhe: "vossa excelência muito obra"!



Assinei a petição que se manifesta contra, mas, presumo que pouco adiantará. Veremos. A não ser que muitos milhares tomem consciência do erro. Simplesmente porque há gente que "obra" por todo o lado, pouco se ralando, por um lado, com as prioridades, por outro, com a douta opinião de outros, sobretudo com os defensores do património e os geólogos. Eles conjugam o verbo esventrar em todos os tempos e modos, porque o que interessa é "obrar" e inaugurar a "obra" que fizeram!

Que interesse terá a opinião de tantos que, aos longo de anos, tentaram chamar a atenção para a necessidade de libertar a cidade do número excessivo de veículos, de criar ciclovias no quadro de novos hábitos a aprender, do efeito dos gazes na saúde (qualidade ambiental), no pressuposto, até, como sublinhou o Engenheiro Geólogo João Baptista, que "a natureza reage às perturbações de cariz humano, como a construção indiscriminada (...)" que não tenha em conta as posteriores vulnerabilidades. Pelo que sei, pois tive o cuidado de escutar quem sabe, há erros perpetrados na baixa que, um dia, podem tornar-se visíveis e incontornáveis.

Ora bem, que personalidades portadoras de conhecimento científico foram escutadas para que o senhor presidente da Câmara do Funchal decida ali "obrar"? Admito a existência de pessoas que gostem muito de automóveis, sobretudo do roncar e do cheiro a combustível, mas o bem comum e a sustentabilidade da cidade deve situar-se muito acima dos interesses pessoais. Mas é assim, não são, por exemplo, os edifícios que devem recuar, mas as ciclovias que devem desaparecer; não são os automóveis que devem estacionar nos "park & ride" periféricos, mas a defesa da sua circulação até junto das máquinas registadoras das empresas.

"Obras públicas, alvo de contestação"? Ainda bem. Lá se foi o tempo do come e cala-te. A Democracia veio possibilitar a divulgação de outros pontos de vista e de chamadas de atenção. No caso em apreço, julgo que um presidente de uma câmara, tendo consciência que ali não é lugar para "obrar", deve recuar, eu diria encolher-se, seguindo a voz dos cidadãos. "Obre" noutros sítios. De resto, maioria absoluta não significa poder absoluto.

Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários: