Adsense

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Frei Bento Domingues - "Eu vivi sempre no espanto"

 

Segui a entrevista do Frei Bento Domingues com a jornalista Fátima Campos Ferreira (RTP1). Da sinopse do programa "Primeira Pessoa": "É considerado um dos maiores teólogos portugueses, um homem da Igreja Católica, ainda que por vezes crítico de hierarquias clericais. Em Primeira Pessoa, Frei Bento Domingues revela o seu lado mais intimista num momento raro em televisão.Frei Bento Domingues é uma voz profética e um cultor da liberdade. Uma pessoa que nos interpela e provoca sobre a existência humana no melhor sentido da verdade. Natural de Terras de Bouro, vive hoje no Convento Dominicano, em Lisboa". Deixo aqui uma série de passagens que me entusiasmaram na perspectiva de pensar para além das palavras ditas.



Liberdade de pensamento

Um dia convidaram-me para docente na Universidade Católica. Perguntei: você garante que eu posso exprimir-me livremente? A resposta: Isso não posso. Então, não vou. As pessoas esquecem-se que o Evangelho deve fermentar a cultura contemporânea.

O Pensamento e a Economia

Relativamente ao pensamento próprio e aos condicionamentos impostos aos clérigos: "(...) havia um julgamento anti-modernista que visava repudiar tudo o que era moderno. Eu não podia aceitar. Entre outros aspectos, falta, por exemplo, "pensamento económico. Falta fazer uma revolução sobre o ensino da economia. Acho que devia haver uma insurreição pacífica no sentido de uma liberdade criadora".

A Igreja e a pedofilia

"Eu acho que as pessoas que tinham essa tendência sexual em relação às crianças, fizeram-se padres a pensar na clientela (...) ordenações que não foram verdadeiras".

A Igreja e os mitos

"Eu vivi sempre no espanto (...) a religião primitiva está cheia de mitos, de histórias, de insistência no pecado, no castigo, no inferno ou então pelo Céu, mas que tinha de passar pelo purgatório bem duro. Eu não admito que se assuste ninguém. Para mim, a religião é alegria."

As fórmulas teológicas

Sobre as crises de fé: "Eu tive crises nas fórmulas teológicas. Por exemplo, todas as narrativas da Ressurreição dizem que Cristo está vivo. São as mulheres que o dizem. Pertence ao núcleo da fé Cristã a emancipação das mulheres. A Teologia é o desfazer dos equívocos que impedem as pessoas de uma limpeza da inteligência."

O Mundo em mudança

"A questão é ter ouvidos e ter olhos para ver o Mundo em mudança... e ter uma proposta. A tentação da Igreja é dizer que está na posse da verdade (...) O Papa João Paulo II disse que o caminho da Igreja é o caminho da Humanidade".

Prazer e pecado

"As pessoas em tudo viam pecado. Ligou-se prazer e pecado. Não tem nada a ver. Pecar é estragar, estragar a vida humana uns aos outros. A Palavra (expressão) que eu acho mais importante na pregação humana é esta: em que eu posso ajudar" (...) "A dignidade humana é a verdadeira religião. Aquilo que é o teste da autenticidade religiosa é o teste da autenticidade da fraternidade".

Papa Francisco

Eu tenho uma alegria que é a de viver na época em que apareceu Francisco, porque é um Homem dos mundos e a sua convicção Cristã é de abertura ao universal".

Legados

"Eu não tenho legado nenhum. Tenho sempre a sensação da ignorância."

Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários: