Adsense

terça-feira, 14 de junho de 2011

CUIDADO... FALTAM 117 DIAS!


Junho caminha para o final. Não bastasse a rede tentacular montada, a força do dinheiro, as inaugurações, as festas disto e daquilo, os palcos, o Jornal da Madeira com 15 ou 20.000 exemplares distribuídos de borla, rádios locais, enfim, não bastasse isso, o tempo corre a favor de quem já nada tem para dar ao povo desta Região Autónoma. Com uma agravante, neste caso para a oposição, é que a memória é curta e já poucos se lembram dos projectos apresentados, das lutas travadas, das propostas de relevante importância política, económica, social e cultural apresentadas, tudo isso é passado na voragem dos dias e do mediatismo de uma informação que a cada minuto faz esquecer o minuto anterior.


Os dias correm a uma velocidade estonteante. Quando dou por mim é Sábado! Julgo que isto acontece com todas as pessoas. Todos se queixam do mesmo a avaliar pelas pessoas com quem me cruzo e que vão deixando tal preocupação. E não é por mero acaso que faço esta abordagem. É que dentro de 117 dias, se o acto eleitoral for marcado para o dia 9 de Outubro, estaremos em dia de eleições legislativas regionais. Cento e dezassete dias! Pelo meio, o mês de Agosto, quase de total desmobilização, com as pessoas mais interessadas no Sol do que em ouvir o que os políticos pretendem transmitir. Estamos em contagem decrescente e de forma acelerada. Dir-se-á que este tempo em movimento acelerado, com as eleições legislativas nacionais, realizadas no dia 05 de Junho, a funcionarem como uma paragem forçada nas dinâmicas partidárias para Outubro, indiscutivelmente, que corre a favor de quem está no poder. Até nisto o PSD-M é bafejado pela "sorte".
Este enquadramento leva-me a dizer que aos partidos restam-lhes os meses de Julho e de Setembro para contrariarem esta crónica dificuldade na disputa do poder. Até porque, sabe-se, pela experiência, que, na campanha eleitoral propriamente dita, poucos conseguem reter as mensagens. Nessa altura, o sentido de voto, dizem os especialistas, está praticamente definido. 
Pois é, Junho caminha para o final. Não bastasse a rede tentacular montada, a força do dinheiro, as inaugurações, as festas disto e daquilo, os palcos, o Jornal da Madeira com 15 ou 20.000 exemplares distribuídos de borla, rádios locais, enfim, não bastasse isso, o tempo corre a favor de quem já nada tem para dar ao povo desta Região Autónoma. Com uma agravante, neste caso para a oposição, é que a memória é curta e já poucos se lembram dos projectos apresentados, das lutas travadas, das propostas de relevante importância política, económica, social e cultural apresentadas, tudo isso é passado na voragem dos dias e do mediatismo de uma informação que a cada minuto faz esquecer o minuto anterior. Faltam 117 dias e isto preocupa-me, pelos madeirenses e porto-santenses, pelo futuro de todos nós, cujos anos que se seguem, muito para além do memorando da "Troika", serão muito gravosos. Cuidado, mas, ainda assim, acredito!
Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários: