Adsense

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A VERDADE É COMO O AZEITE!


Esta obsessão pelo poder constitui já uma doença muito grave. Não só no quadro dos interesses políticos do próprio, mas nas consequências para toda a população da Madeira. É chegada a hora de dizer basta, de procurar caminhos alternativos, com responsabilidade, com rigor e com esperança. Um homem que se agarra desta forma ao poder, pergunto, que estará ele a esconder?



Pois é, "não é novidade" a "derrapagem" de 277 milhões de euros, só no primeiro trimestre, nas contas da Madeira. E com uma distinta lata o presidente do governo vem dizer que "não é novidade" e justificar-se com o governo anterior. Governo a quem, depois de tanto mal dizer, acabou por tecer rasgados elogios aquando da Lei de Meios, por exemplo.
O que o Dr. Jardim se esquece de dizer é que este desacerto, que cada vez será mais expressivo, não é consequência da crise internacional após 2008. Essa crise na Madeira vem de longa data, os valores acumularam-se por claríssima ausência de rigor e de responsabilidade. A Região Autónoma da Madeira é um caso de regabofe permanente e de sistemático desequilíbrio nas finanças públicas. Para ele, os outros é que são responsáveis, como se ele não tivesse tido, ininterruptamente, 35 anos de governação. Com a denúncia daquela situação fica claro que este homem perdeu, completamente, a respeitabilidade e capacidade política de negociação. Se há muitos anos deixou de ser um interlocutor válido, hoje, na conjuntura nacional e internacional, a sua credibilidade política está ao nível zero, equivalente ao que as agências de rating definiram para as finanças da região: "lixo".
É este homem que quer continuar a governar. É este homem, segundo o que ainda hoje li, prepara-se para gastar oito milhões numa campanha para segurar a governação. A ser verdade (mantenho aqui alguma reserva) aquele montante, para além de escandaloso, prova que o PSD chegou ao ponto do vale tudo. Oito milhões de euros é muito dinheiro! Já não bastam as telhas, o cimento, os blocos ou a tinta oferecida; já não ficam pelos convívios de espetada e vinho seco por todos os sítios; já não bastam os cabazes de compras. Certamente, que o "investimento" irá muito mais longe. Como, não sei, mas que tudo deve estar a ser preparado para uma "grande farra" política, disso não tenho a menor dúvida.
Ora, esta obsessão pelo poder constitui já uma doença muito grave. Não só no quadro dos interesses políticos do próprio, mas nas consequências para toda a população da Madeira. É chegada a hora de dizer basta, de procurar caminhos alternativos, com responsabilidade, com rigor e com esperança. Um homem que se agarra desta forma ao poder, pergunto, que estará ele a esconder?
Ilustração: Google Imagens.

1 comentário:

Vilhão Burro disse...

Oh! Senhor Professor, isso nem parece seu! Então o Senhor pergunta - como se não soubesse - o que estará ele a esconder!?!!! Deixe lá que, mais tarde ou mais cedo, as pouca-vergonhas hão-de vir todas ao de cima. Aí é que quero ver a cara dos meus compadres quando atremarem que andaram a ser enganados por um megalómano,carreirista cambão e aldrabão encartado! Mas,agora,se me autoriza,pergunto eu: De Quê e de Quem está ele obrigado a esconder-se?