Adsense

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Um governo não governa para uns em detrimento dos outros...


FACTO

"(...) neste momento quer o governo da Madeira quer a Câmara Municipal do Funchal estão finalmente e perfeitamente articuladas (...)" - Declaração do Presidente do governo regional da Madeira, por ocasião de uma visita a um investimento imobiliário. Fonte: Dnotícias de 03.12.2021.

COMENTÁRIO

O Senhor presidente do governo pode, partidariamente, pensar o que disse, mas, politicamente, não deveria ter dito. Por uma simples razão: é presidente do governo e o governo está acima das autarquias, tenham elas a cor partidária que tiverem. Aquela declaração, do ponto de vista político, transporta uma velhíssima subliminar mensagem: quem não está connosco, contra nós está. Portanto, queda-se na frase que li algures: "para os amigos tudo, para os inimigos nada e, para os restantes, aplique-se a lei". É uma espécie de pensamento ditatorial, conducente ao pensamento único.

Sempre foi assim, dirão alguns. Pois, mas é contra isso que me insurjo, sobretudo porque é a Democracia que fica em causa e, sendo assim, torna-se no mais completo desrespeito pela decisão do povo quando faz as suas escolhas nas urnas. Um governo não governa para uns em detrimento dos outros. Não escolhe parceiros que foram eleitos. O seu olhar deve manter-se distante dos interesses partidários, pelo que se exige neutralidade, bom senso e respeito. Quando todos estão "finalmente e perfeitamente articulados" sobejará, sempre, qualquer coisa negativa para o povo. Seria bom que se pensasse nisto!

Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários: