Adsense

sábado, 9 de abril de 2022

"A Crise no Islão" - novo livro de Francisco Gomes

 

Tenho pelo meu Distinto Amigo o Doutor Francisco Gomes uma enorme consideração. E respeito, também, pela sua Obra, diversificada e de crescente interesse. Agora, "A Crise no Islão - Causas e Consequências do Eclipse do Crescente Fértil". Ocupado que estive com outros afazeres, só  agora estou a ler, eu diria a saborear, de forma também inquietante, "O Fim do Ocidente - A Europa, os Estados Unidos e o resto do Mundo numa nova Era Global".



Licenciou-se em Ciência Política, e em Comunicação Social nas Universidade de Devison e de Harvard e é Doutorado em Ciência Política pela Universidade de Cádis. Não fosse esta uma síntese de um currículo académico de relevância maior, acresce, ainda, o seu continuado estudo e aprofundamento de matérias de indiscutível transcendência no quadro das interacções a todos os níveis políticos que nos situemos. Dir-se-á que, no seu caso, o percurso académico constituiu um meio e não um fim em si mesmo. Foi um ponto de partida, não de chegada, que garante agora presentear-nos, de bandeja, o conhecimento e as relações, eu diria conexões, de tudo quanto se encontra para além do que parece. As regras deste preocupante jogo mundial estão a mudar de forma brusca e muitas vezes imprevisível e é nesse quadro que o acutilante autor, através de uma escrita escorreita, meticulosa, socorrendo-se de uma vastíssima bibliografia que permite sistematizar e envolver, nos garante a reflexão que nos situe no global. 

Lamento é que madeirenses como este, de inquebrantável coluna, fiquem quase arredados de outras formas de participação colectiva. São olhados de esguelha, fico com a sensação de múltiplos olhares desconfiados e quase desterrados do espaço público onde a capacidade de pensar deveria constituir preocupação maior.

Parabéns e que venham outros para satisfação de quem o lê.

Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários: