Adsense

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

REGIME JURÍDICO DO SISTEMA EDUCATIVO REGIONAL

Ao contrário do que era previsível, a Comissão Especializada de Educação da Assembleia Legislativa da Madeira, em função do projecto de Decreto Legislativo Regional, apresentado pelo PS, sobre o "Regime Jurídico do Sistema Educativo Regional", decidiu, por unanimidade, pedir pareceres aos Sindicatos (neste caso, obrigatórios) mas também à Secretaria Regional da Educação (várias Direcções Regionais), às Associações de Pais, às Escolas Privadas e às Escolas Públicas, no mínimo, uma por concelho. Face à complexidade da matéria, foi decidido que o prazo de entrega dos pareceres fosse alargado até 30 de Janeiro.
Ora, aqui está uma boa notícia. O grupo parlamentar do PSD, situação que não é habitual, abriu o documento ao debate em toda a Região. Pela primeira vez, no sector educativo, assiste-se a uma proposta da oposição que é valorizada e entendida como merecedora de um debate alargado. Não sou ingénuo, mas quero acreditar que esta não é uma encenação. Seria grave se assim fosse. Muito grave. Todos sabemos que o sistema educativo tem de ser repensado e que não pode ser adiada a discussão das preocupações sentidas na Escola. Por isso mesmo, face a esta atitude positiva do PSD, assumi, na reunião desta manhã, duas coisas: primeiro, que o documento constitui, como sempre disse, um ponto de partida e, portanto, ali podem entrar novas ideias como se pode chegar à conclusão da necessidade de suprimir outras; segundo, que o PS está completamente aberto para perder a "paternidade" do documento, para que da Comissão emerja um texto final. E assumi isto sem consultar a Direcção do Partido, uma vez que parti do princípio que é convicção da Direcção do PS que a Educação tem de ser politizada mas não partidarizada. É um problema de todos porque diz respeito ao futuro da Madeira.

4 comentários:

jmf disse...

Seria útil conhecermos o documento em debate e podermos dar contributos. Na AR há matérias que são sujeitas a consulta pública e toda a gente pode pronunciar-se. Mesmo sem esse procedimento talvez pudessem surgir ideias. Mas também apoios. Não poderia estar disponível neste blog já que não está na ALM...

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário.
Está disponível neste blogue com a data de 20 de Novembro de 2009.

jmf disse...

Obrigado. Não me tinha apercebido. Vou ler atentamente

André Escórcio disse...

Conto com o seu contributo. Obrigado.