Adsense

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

BURACO DE 500 MILHÕES... E AQUI VAMOS!


A mentira tem perna curta, Senhor Secretário, não é verdade? O problema, dirijo-me a si, é que o Senhor, em Outubro, certamente, vai à sua vidinha e quem terá de pagar as favas da irresponsabilidade do governo a que pertence é este povo. O Senhor que nunca teve a rigidez de coluna política para dizer ao presidente do governo, basta, não podemos entrar nesse pantanoso campo da dívida com objectivos marcadamente político-partidários. Portanto, o Senhor é tanto ou mais responsável do que o Dr. Jardim, quando este, confrontado com as situações, normalmente remete para si a condução da política financeira. Disso o Garcês é que sabe, ouve-se vezes sem conta!


Calculo que o buraco seja cerca de três vezes mais do que aquele que a Comissão Europeia confirmou hoje. Os "deslizes" nas contas públicas da Madeira na ordem dos 500 milhões de euros, que agravam o défice português em 0,3 por cento do PIB, pressuponho que não têm em conta obras realizadas sem visto do Tribunal de Contas e outras, ainda, não facturadas para não implicarem o pagamento do IVA. Num ápice as continhas dispararam para os 500 milhões, exactamente um dia depois do Secretário Regional das Finanças ter afirmado que os valores apresentados pelo Secretário-Geral do PS se encontravam empolados. Não disse em quanto, refugiou-se, mas nestas águas revoltas o azeite está a vir à tona.
A mentira tem perna curta, Senhor Secretário, não é verdade? O problema, dirijo-me a si, é que o Senhor, em Outubro, certamente, vai à sua vidinha e quem terá de pagar as favas da irresponsabilidade do governo a que pertence é este povo. O Senhor que nunca teve a rigidez de coluna política para dizer ao presidente do governo, basta, não podemos entrar nesse pantanoso campo da dívida com objectivos marcadamente político-partidários. Portanto, o Senhor é tanto ou mais responsável do que o Dr. Jardim, quando este, confrontado com as situações, normalmente remete para si a condução da política financeira. Disso o Garcês é que sabe, ouve-se vezes sem conta!
Exactamente, "sem conta", porque para o Senhor, a verdade partidária conveniente, quer no Parlamento, nas escassas vezes que lá vai, quer nas suas intervenções a solo, vale mais do que a verdade cristalina que deveria ser apanágio de quem governa sem pensar nas eleições seguintes. Eu tenho o dever de dizer-lhe isto, porque luto pelo exercício da política com total transparência. O Senhor ficará na História da Região como o governante que deu luz verde ao esbanjamento dos dinheiros públicos ao ponto da Madeira, hoje, se encontrar na bancarrota. Não satisfeito com este quadro de catástrofe que levará anos a recuperar, mesmo assim continua, alegremente, a autorizar despesas para obras sem qualquer interesse e prioridade. Tenha presente as recentes deliberações do Conselho de Governo, que apesar de saber que o Senhor tem o cofre vazio e milhares de facturas por pagar, autoriza a abertura de concursos para um pavilhão desportivo e, salvo erro, uma piscina. Uma piscina sem dinheiro para pagar o gás e o funcionamento. Não bate certo, Senhor Secretário. É por isso e por tanto desgoverno que Vossas Excelências, todos, sem excepção, devem arrumar a secretária e partir. Trinta e cinco anos é tempo demais. Como já aqui escrevi, "vão em paz e o Senhor vos acompanhe"! A Madeira reclama outra orientação política, mais rigorosa e competente, que devolva a ESPERANÇA a toda esta Região.
Ilustração: Google Imagens.

4 comentários:

Vilhão Burro disse...

Senhor Professor
Quer-me cá parecer que tanto o Sr. Presidente do Governo como o seu Secretário das Finanças são especialistas em Contas de...Sumir.

Anónimo disse...

Amigo André e o rei banana já avisou que isto é para vir às mijinhas e que ainda há mais antes da eleições.

sapo disse...

Acertou em cheio. É obvio que o Sr. Pres. do GR sabe pouco de contas e tê-lo-emos, ainda com mais frequência, a dizer que todo o descalabro financeiro foi arquitectado pelo Sr. Sec.
Não será tempo de as pessoas serem responsabilizadas, criminalmente, pelas decisões administrativas que tomam à revelia de todo o bom senso? Saem airosamente e alguém que pague as dívidas.

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário.
Primeiro, devem ser responsabilisadas politicamente no dia 9 de Outubro. Depois, se existir motivos bastantes que só aos Tribunais dizem respeito, obviamente que sim. O exercício da política não se compagina com leviandades de âmbito criminal. Mas disso, nada sei.