Adsense

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

UM GOVERNO OU UMA COMISSÃO LIQUIDATÁRIA?


A ser verdade, esta hipótese de governo, este naipe de pessoas escolhidas, espelham as dificuldades que o Dr. Jardim terá experimentado para formar governo. Há uma outra hipótese: tarde ou cedo, dirá Jardim, vou ao fundo, mas vão todos comigo! Quanto às pastas dos Recursos Humanos e do Equipamento Social, Jardim não fez mais do que copiar o organograma que o Dr. Maximiano Martins (PS) apresentou e que extinguia esses sectores. E, certamente, copiará outras opções que lá constam. A ver vamos.


Não acredito que seja verdade. Pode tratar-se de uma mera especulação jornalística. Perante o silêncio sepulcral e a "reflexão" permanente (ou terá sido obrigado a ficar caladinho?), os nomes adiantados na edição de hoje do DN conferem-me uma leitura muito próxima de COMISSÃO LIQUIDATÁRIA. Os mesmos que levaram a Região à bancarrota, os mesmos subservientes, são aqueles que continuarão a liderar os sectores importantes da governação. Há uma excepção, o caso da Educação que das duas, uma: ou se trata de um erro de "casting" na elaboração das listas à Assembleia Legislativa da Madeira, o que permite agora a inclusão do fiel Deputado Rui Coelho, ou, então, trata-se de agradecer ao Dr. Jaime Freitas, o trabalhinho feito no Sindicado Democrático de Professores, afecto ao PSD.
Mas, repito, a ser verdade, esta hipótese de governo, este naipe de pessoas escolhidas, espelham as dificuldades que o Dr. Jardim terá experimentado para formar governo. Há uma outra hipótese: tarde ou cedo, dirá Jardim, vou ao fundo, mas vão todos comigo! Quanto às pastas dos Recursos Humanos e do Equipamento Social, Jardim não fez mais do que copiar o organograma que o Dr. Maximiano Martins (PS) apresentou e que extinguia esses sectores. E, certamente, copiará outras opções que lá constam. A ver vamos.
Agora, a ser verdade, continuo a dizer, basta comparar a proposta de governo do PS com a proposta de governo do PSD. Na novidade, na capacidade e na qualidade. Posso ser suspeito, obviamente que sim, pela minha filiação partidária, mas não deixo de ser cidadão e observador. E nesta qualidade olho para a conjuntura, para o passado político das pessoas que Jardim pressupostamente apresentará, para a orgânica de governo apresentada pelo PS, comparo-as e não me subsistem dúvidas. Aliás, quem percorre os mesmos caminhos do passado não poderá esperar por outros resultados que não aqueles que conduziram a este desastre. Não deixa de ser, também, interessante o facto de alguns continuarem a olhar para a candidatura do PS e tecerem considerações abusivas, descabidas e até mentirosas e não se darem a um mínimo de maçada de comparar o que foi produzido e apresentado com o resultado final, quer na expressão eleitoral quer, agora, com o valor das figuras que estão em cima da mesa como secretariáveis. Isto é o que se chama virar o disco e tocar o mesmo.
É vulgar dizer-se que "em equipa que ganha não se mexe", pois bem, o problema é que esta equipa que tem Jardim por "capitão" perdeu, foi goleada, conduziu a Madeira a uma situação delicadíssima. Se Jardim nunca foi e, agora, muito menos o é, um interlocutor fiável e credível, se Jardim deveria ter perdido as eleições, toda esta equipa deveria seguir o caminho de casa. Como é que posso, apenas estes são meros exemplos, como cidadão, acreditar no secretário Dr. Ventura Garcês, um político que escondeu milhões e mentiu na Assembleia aos deputados? Politicamente, questiono, é confiável? Não voltará a fazer o mesmo? E o que dizer do Vice-Presidente Dr. João Cunha e Silva, responsável político pelo desastre das Sociedades de Desenvolvimento e pelo estado da economia regional? E o que dizer da situação em que se encontra o Turismo e os Transportes? Quando todo o sector se queixa, embora em voz baixinha, questiono, a Drª Conceição Estudante é a solução ou o problema? E sobre os Recursos Naturais, alguém poderá esperar melhor do Dr. Manuel António, um político mais preocupado em aparecer e a falar de milhões do que operacionalizar as grandes mudanças que o sector exige?
Como sublinho neste meu blogue, "tudo tem o seu tempo, este governo já teve o seu", era tempo de mudar de partido e de pessoas a governar. Todavia o povo continua na lógica do totobola: insista... insista! Só que não há maneira de sair prémio! E, agora, pior ainda.

Basta comparar com a proposta do PSD de Jardim: no primeiro plano, da esquerda para a direita: Dr. Carlos Pereira (Economia, Inovação e Desenvolvimento); Professora Doutora Liliana Freitas (Educação, Ciência e Cultura); Dr. Maximiano Martins (Presidente); Drª Isabel Freitas (Assuntos Sociais e Família). No 2º plano: Dr. Miguel Freitas (Finanças); Dr. Bernardo Trindade (Turismo e Território); Drª Violante Saramago Matos (Assuntos Parlamentares); Dr. Rui Oliveira (Saúde) e Professor Doutor Thomas Dellinger (Ambiente e Assuntos do Mar). BASTA COMPARAR!
Ilustração: Google imagens (1) e arquivo pessoal 2/3)

Sem comentários: