Adsense

sábado, 20 de junho de 2020

Armindo Abreu


E assim se vão apagando aqueles que marcaram uma época em diversas áreas profissionais. Indiscutivelmente, Armindo Abreu deixou uma marca no jornalismo, pelo sentido do rigor, pelo seu profissionalismo, conjugado com a voz inconfundível que possuía.  Aprendi muito com ele, no jornalismo e na condução de programas na televisão. 


Tenho gratas recordações do período que trabalhámos juntos. Ele profissional e eu um colaborador pontual da RTP. Trago em memória dois momentos marcantes: o primeiro, quando o "Domingo Desportivo" passou a ser transmitido em directo. Eu tinha já uma história de alguns anos de programas sujeitos a montagem prévia, mas faltava-me a experiência do directo. Essa responsabilidade, confesso, apavorava-me. A sua proposta foi a de apresentarmos juntos (uma peça para cada um) e sem teleponto. Ao final de um mês disse-me que agora era comigo. 
Um programa em um tempo difícil sobretudo pela pressão política. O poder ficava com urticária face aos temas que apresentávamos. E aqui surge a segunda história. Um político com responsabilidades deu-se à maçada de deslocar-se à RTP, julgo por duas vezes, para pedir que me pusesse a andar. E o meu Amigo Armindo Abreu fez ouvidos de mercador. Só mais tarde me relatou o sucedido. Foi profissional, independente, solidário e deu ali uma imagem de distanciamento, até porque estava por dentro do que era produzido. Estas duas situações demonstram, por um lado, o seu sentido de humildade, ao ter descido ao meu patamar de amador, por outro, segurança e respeito pelo trabalho dos outros, ao colocar o poder político no seu lugar.
Porque é em vida que devemos testemunhar a nossa simpatia, já tem alguns anos, disse-lhe, exactamente, o que aqui narro. Dei-lhe um enorme abraço de gratidão.
Amigo Armindo, fique em paz. 
Deixo aqui um abraço de solidariedade a toda a sua família.

2 comentários:

Marta Cília disse...

Só hoje e passados quase dois anos da partida do meu pai, leio as suas palavras que muito me sensibilizaram e aos meus irmãos. Obrigada professor André Escórcio.Marta Cília Abreu

Marta Cília disse...

Só hoje é, passados quase dois anos da partida do meu pai, é que li as palavras que muito me sensibilizaram e aos meus irmãos. Agradeço o reconhecimento que faz ao meu pai enquanto pessoa e profissional. Bem haja. Marta Cília Abreu