Será uma questão, da minha parte, de "água mole em pedra dura que tanto bate fura"? Talvez! Assisto a um silêncio deveras preocupante. O silêncio das instituições, dos governantes e até de milhares de professores que preferem a manutenção do erro à experiência criativa e inovadora. Será que ninguém se interroga sobre a desadequação do sistema educativo em função da realidade do nosso tempo? Coloca-se uma foto no facebook e logo aparecem centenas de pessoas manifestando o seu agrado/desagrado; tantos colocam um assunto que a todos diz respeito e aparece uma meia-dúzia de amigos, sempre os mesmos, a comentar e a posicionar-se, de forma concordante ou discordante, obviamente. No tema que me apaixona, parece que o sistema educativo está bem e que se recomenda, quando, manifestamente, está de rastos, exausto e, assim, sem futuro. Há dias publiquei uma pequena parte de um vídeo. Hoje, deixo aqui um mais completo, na esperança que espolete interesse no debate. Pelo menos na reflexão, porque tudo o que hoje fazemos na escola terá, inevitavelmente, reflexos no futuro. Apenas um pormenor: partamos do princípio que existem outros paradigmas e que este, o português, aquele que há anos vivemos, faliu... completamente.
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