Adsense

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

PENSEM NOS HOMENS

A Igreja Católica é a sociedade mais centralista do Mundo.
Uma nota prévia: não percebo nada, rigorosamente nada, de direito canónico. A única coisa que penso saber, minimamente, mas que vai dando para me guiar na vida, é o pensamento tornado Palavra. Não os comportamentos dos Homens, mas as mensagens fundamentais que percorrem dois mil anos de História. Essas, pelo menos para mim, e com o respeito que nutro por todas as outras confissões que pregam o amor, são determinantes na efemeridade da Vida que todos levamos. Talvez, por isso, não entenda a polémica que dura há trinta anos que envolve o Senhor Padre Martins Júnior. Um caso manifestamente político e não de amor aos Homens e à Igreja. Um Padre amado na sua paróquia mas excluído da hierarquia que se manifesta intolerante e subserviente ao poder político.
Li um texto do Senhor Padre José Luís Rodrigues no seu blogue O Banquete da Palavra. Confirmei o que há muito penso. Aqui fica um excerto do seu texto que aconselho uma leitura reflexiva.
"(...) Nada ou quase nada mobiliza as pessoas para os diversos serviços que a Igreja oferece. Um conserto de música com um cantor qualquer mobiliza milhares de pessoas, as iniciativas da Igreja estão reduzidas aos mesmos fiéis. Algo está mal. A Igreja perdeu a capacidade de atracção. E se não fosse a realidade trágica da morte, há muito que a Igreja tinha passado à história.
Não deve ser este simplismo rasteiro que nos deve centrar na análise das coisas. É preciso procurar mais fundo. Até dúvido muito, que as grandes enchentes que Nossa Senhora de Fátima consegue se não são mais um claro sinal da decadência em que tudo isto está mergulhado.
A Igreja tal como está não pode evoluir nem pode adaptar-se à realidade sempre nova que os tempos nos apresentam. Antes de mais não pode evoluir uma Igreja centralista e que perante as provocações ou apelos à mudança se fecha em copas e agarra-se ao poder com todas as suas forças. Não pode evoluir uma Igreja que se agarra a títulos e mordomias principescas, mais grave do que tudo isso, teimosamente, chama a esses anacronismos absurdos de serviços.
Não parece, mas o governo da Igreja tem muita importância. Ora, vejamos, A Igreja Católica funciona quase exclusivamente sob um poder vincadamente centralista, a autoridade central (entendida como sendo de direito divino). A Igreja Católica é a sociedade mais centralista do mundo. (...)"
Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários: