Adsense

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Carta Aberta à líder do PAN - Inês Sousa Real


Por
Violante Saramago Matos
Bióloga


A senhora não me conhece. Nunca nos cruzámos. O mais provável é que nunca o façamos. O que não me impede de lhe dirigir esta carta aberta que tornarei pública, depois de a enviar para o mail do seu partido, (geral@pan.com.pt., conforme informação do respectivo site).

Ouvia-a ontem à noite, 24 de Setembro, depois do apuramento dos resultados eleitorais no Funchal. Ouvi-a e indignei-me. A senhora abençoou uma coligação/acordo com o PSD, em nome da ESTABILIDADE GOVERNATIVA!

Qual estabilidade governativa?

A que permitiu que, depois de 47 anos sempre com o PSD a governar a Região, tenhamos das mais baixas escolaridades?

Ou a que tem alimentado uma série infindável de interesses e que levou a um PAEF, em resultado de uma dívida oculta – que todos pagámos – de 6 mil milhões de euros?

A que fez desta Região a que maior risco de pobreza tem? Ou a que nos dá o poder de compra mais baixo? Ou a que tem os mais altos impostos? Ou, ainda, a que aposta na construção de habitação de luxo para estrangeiros?

A que alimenta atentados ambientais diários, que permite extracção de inertes dos leitos das ribeiras e areia do fundo do mar, com tudo o que isso significa de usufruto privado de bens naturais públicos, de reposição milenar? Ou a que não respeita planos de ordenamento do território?

Ou a que resolve os problemas do pastoreio abatendo cabras a tiro? Ou a que não resolve as questões da floresta porque não tem qualquer medida nem plano de gestão?

A que não tem estratégia para as pescas ou a que aposta na aquacultura – sem, reconhecidamente nunca a monitorizar? Ou, ainda, aquela que não hesita em apostar em crimes ambientais como a pavimentação da estrada das Ginjas, na Laurissilva madeirense – Património Natural da UNESCO? Ou, talvez, aquela que se prepara para a construção de um inacreditável projecto – o teleférico sobre o Curral das Freiras?

A que, em Março deste ano, levou ao abate a tiro de gatos no Pico do Areeiro com o pretexto de que se asselvajaram e eram um perigo para a freira da Madeira? Gatos que foram abandonados, como acontece a tantos animais nestas serras e que, isso sim, deviam ter sido recolhidos. Afinal, e vem mesmo a propósito, fala daquela estabilidade governativa que ainda não resolveu o CRO – Centro de Recolha Oficial de animais regional? Ah! Mas, agora me lembro, o Provedor do Animal na Madeira era do PAN. Depois ‘resolveu juntar-se ao PSD’. Nada que não se repita!

É desta estabilidade governativa que fala, minha senhora? E não cora? E não sente, sequer, um nervosinho por tanto oportunismo e tanta hipocrisia?

Ou nada disto tem a ver com os objectivos do PAN?

"Obrigada por nos darem uma oportunidade de fazer diferente, por nos fazerem acreditar que é possível fazer política de outra maneira" (…) "esta eleição é de todas as pessoas que se identificam com as causas e que querem vê-las representadas no Parlamento" – disse a sua deputada no discurso que leu no telemóvel, consigo ao lado a aplaudir. Sugiro que o encurte para: “Obrigada por nos darem uma oportunidade de atraiçoar as pessoas que votaram em nós.”

Boa tarde!

Identifico-me: chamo-me Violante Saramago Matos, tenho 75 anos e de Madeira e desta estabilidade governativa, levo já 43. Já vi muita coisa, mas o seu descaramento revoltou-me.

Funchal, 25.09.2023

Sem comentários: