Adsense

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

CIDADES E LUGARES 529 A 530. TALLINN/ESTÓNIA

Tallinn, capital da Estónia, é uma encantadora cidade medieval e moderna. Para quem está, por exemplo, em Helsínquia, pode tomar o “Express Linda Line” e, em noventa minutos, está na cidade de Tallinn. Ida e volta custa € 40,00. Decidir sobre o que é melhor em Tallinn é muito difícil. É evidente que o maior orgulho da cidade está no seu centro histórico, um fascinante bairro construído por ruas, casas, torres e praças centenárias que parecem saídas de um livro de contos. Tallinn é romântica e medieval mas também ultramoderna e tecnológica. Foi este o
país que criou o Skype e onde a internet é livre em toda a cidade. A cidade antiga é relativamente pequena embora permita ver cerca de setenta pontos diferentes. Evidentemente que uns pontos históricos são de visita obrigatória e outros, naturalmente, nem tanto. Esta tarde preferi começar pela praça central, isto é, pelo coração da cidade antiga.
O edifício da Câmara Municipal constitui o exemplar gótico mais conservado do Norte da Europa. O roteiro, para quem opta por um pouco mais de 24 horas na cidade, obriga a fazer opções. No meu caso segui para a Igreja de San Olaf, uma igreja do Século XIII. Da sua torre contempla-se uma extraordinária vista sobre a cidade. Depois, o Castelo Toompea, sede do governo, a Catedral Alexander Nevsky, uma majestosa catedral ortodoxa russa, construída em 1900, a ópera nacional da Estónia, a rua antiquíssima de Santa Catarina, o pátio dos maestros, enfim, há muito para ver nesta maravilhosa old town.

Sem comentários: