Adsense

domingo, 16 de agosto de 2009

CIDADES E LUGARES 533 A 534. PARGAS/FINLÂNDIA

Pelo Sul da Finlândia, ao longo do extenso arquipélago, encontramos várias cidades de pequena dimensão muito agradáveis.
Pargas (Parainen) é uma cidade costeira numa zona bilingue (finlandês e sueco) com uma fascinante paisagem e alguns pontos de interesse cultural. Uma das suas riquezas é a igreja de granito.
Em todas estas povoações costeiras existem marinas de várias dimensões.
Pargas não é excepção.
Há muitos anos que procurava conhecer a Finândia. Está a exceder as minhas expectativas, pela natureza pura e tranquila, os bosques virgens e milhares lagos a reluzirem. A constante diversidade das paisagens torna a Finlândia um lugar fascinante pela sua atmosfera calma e com muito espaço para cerca de cinco milhões de habitantes.
Por outro lado, o civismo e a educação fascinam-me. Há múltiplos factores que concorrem para isso, um dos quais o seu sistema educativo que conheço na sua arquitectura fundamental. Basta dizer que as habilidades dos adolescentes finlandeses em matemática, ciências e leitura são classificadas como as melhores entre os 40 países associados, no mais recente estudo PISA da OCDE sobre crianças em idade escolar do mundo inteiro. PISA, constitui uma avaliação trienal de alunos de 15 anos nos principais países industrializados, organizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Mais tarde voltarei a este assunto. Posted by Picasa

Sem comentários: