Adsense

domingo, 23 de janeiro de 2011

RESULTADOS PARA PENSAR E MUITO... (I)


Este voto no candidato José Manuel Coelho constitui um claríssimo voto de protesto, uma demonstração que o rei vai nu.

39,01% dão muito que pensar.
O meu candidato, Manuel Alegre, perdeu. Oxalá, coisa que, a avaliar pelo seu comportamento anterior, será muito difícil, o Presidente da República eleito, consiga cumprir e fazer cumprir a Constituição, sobretudo no que à Região Autónoma diz respeito.
Os resultados apurados na Região Autónoma da Madeira permitem e exigem várias leituras e necessárias análises. A posição atingida pelo Deputado e candidato José Manuel Coelho, mais votado no Funchal (41,45%) e com uma percentagem global (Madeira) muito significativa (39,01%), determina que os partidos, na Madeira, tenham muito a repensar. Há aqui um claro sinal de descontentamento da população. Manuel Alegre perdeu e Cavaco Silva ganhou. Devo saudar o vencedor, mas, politicamente, o grande derrotado chama-se Alberto João Jardim e os 34 anos de correspondente jardinismo. Porque este voto no candidato José Manuel Coelho constitui um claríssimo voto de protesto, uma demonstração de que o rei vai nu. Dirão alguns, pois, não se deve comparar actos eleitorais distintos. No plano dos princípios é verdade, todavia, na prática, olhando para a expressão dos resultados à luz do que tem sido a postura política do candidato apoiado pelo PND, a percentagem apurada exige uma reflexão muito profunda e abrangente. Regressarei a este assunto, como é óbvio.
Ilustração: Google Imagens.

8 comentários:

Anónimo disse...

....Palavras para quê, Senhor Professor?!?!?!...
O tempo - esta noite - é apenas de regozijo profundo e íntimo para as Almas amordaçadas.
Deixemos para amanhã tudo o resto.
V.D´A.

Anónimo disse...

DER UNTERGANG

É o título de um filme brilhante sobre os últimos dias vividos no bunker de Berlim.
Imagino o bunker da Rua dos Netos….
Imagino aquele suor pegajoso no ar….
Imagino, na minha portentosa imaginação, o dono do Ultraperiferias congeminando dados, séries e gráficos para amenizar esta hecatombe….
Imagino aqueles seres desvalidos, subitamente desvairados e em gritaria, soluçando a presença do seu protector….
Imagino um cheiro fétido no ar….
Imagino um formigueiro…. com seres rastejando e em múltiplas direcções….
Imagino ainda a idolatria insana de pequenos grupos subversivos que defendem a "guerra total" contra os inimigos da Madeira Nova…
Imagino os velhos matreiros, os menos velhos aprendizes e os jovens submissos e ocos, uns e outros encarando-se mutuamente e em pura desorientação…..
Imagino sobretudo o angioplastado, lívido, destilando ódio e rancor… contra um povo ingrato que nunca esteve afinal à altura dos seus desígnios….
Imagino estas coisas todas e…. tenho medo! Sei, da História, que todos os regimes despóticos têm sempre um último e perigoso estertor!...

Rui Manuel disse...

Certo. Não irá nú mas, pelo menos em ceroulas está. Mas, que dizer da pobre, paupérrima mesmo, prestação do PS nestes 30 anos de oposição. Que resultados de uma contínua distribuição de tachos (sim, também os há e dos bons no PS) sem responsabilidade. Deviam demitir-se todos e dar lugar a outros os senhores do PS que em 30 anos nunca conseguiram nada semelhante ao que Coelho conseguiu, sem máquina (partido), sem baronetes (Trindades) e estratégas (Pereirinhas) e caciques (Freitinhas), etc....

André Escórcio disse...

Obrigado pelos vossos comentários.
Começo pelo visitante "Rui Manuel". A questão que aborda é profunda e tem muitos contornos. Respeito, obviamente, a sua opinião, mas não me parece correcto que pouco tenha sido feito pela Oposição em geral e pelo PS em particular. Há erros, obviamente que sim, mas também existe um historial de propostas em todos os sectores e pessoas capazes de constituirem os rostos dessa necessária mudança. Tenhamos presente o recente debate do Plano e Orçamento. Sabe, eu penso que tudo isto é um emaranhado de situações que urge repensar, inclusive, no plano sociológico. A situação é, de facto, muito complexa.
Relativamente ao Caro "Anónimo", como o compreendo com a sua imagem do "DER UNTERGANG"! Um abraço.

Fernando Vouga disse...

Caro amigo

Sei que não preciso de muitas palavras para lhe fazer chegar a minha mensagem. A bon entendeur...
Ficou provado que o jardinismo é derrotável. O que é preciso é vontade...

Um abraço

Tiririca disse...

Pois, mas como é evidente, este voto é do contra. Apenas no contra.
Afinal, Coelho não apresenta nada para ser votado.
Daí que os primeiros derrotados são os oposicionistas regionais.
Afinal, os votantes preferiram protestar dando voto ao Tiririca do que validando as propostas da oposição regional.
Daí que é uma derrota profunda para a oposição regional e um aviso sério ao PSD.
Mas, verão, conduzirá tudo ao mesmo em Outubro quando for para votar em "alguma coisa"...

Onde estava no 25 Abril? disse...

O fim de Alegre e do 25 de Abril (que representa).
O 25 de Abril morreu e falhou. Não pelo que conseguiu eliminar (a ditadura) mas pelo que prometeu e não conseguiu criar.
O socialismo e a via socialista é um fracasso. O 25 de Abril não serviu, se não à geração de nascidos nos anos 50. Que geriram o País para si e para o descalabro.

Anónimo disse...

Caríssimo, estes resultados evidenciam acima de tudo que o PS-Madeira está em queda livre. Arrisca-se já este ano a ser catalogado pelo "partido do táxi". Onde esteve a campanha de Alegre na Madeira? Que confiança têm os madeirenses que praticamente viram na televisão, nas poucas vezes que apareceram, meia dúzia de gatos pingados a defender aquele que deveria ser o nosso Presidente da República. O PS-Madeira precisa de estratégia e acima de tudo de uma limpeza. João Carlos... um militante atento!!!