Adsense

quinta-feira, 24 de julho de 2008

FOME E JOGOS OLÍMPICOS

O DN-Madeira de hoje apresenta vários trabalhos de grande interesse. Um deles comoveu-me, não porque não soubesse da realidade contada, mas pela narração e pelo depoimento do Senhor Cónego Manuel Martins, da Sé do Funchal. Cruzado com este impressionante testemunho de alerta, leio uma carta do leitor sobre as indecorosas tabelas da Acção Social Escolar. Mais adiante, a vergonhosa criação de uma VIAMADEIRA onde o governo, despudoradamente, saca quase 500 milhões à banca para realizar umas obras com as quais se servirá para manter o folclore das inaugurações e encher os bolsos dos mesmos. Por último, a notícia que a Madeira terá seis atletas nos Jogos Olímpicos.
Ora bem, miséria por um lado e festança por outro. Miséria com muitos a baterem à porta da Sé para esbater a fome. Gente que trabalha, estudantes sem dinheiro para pagar as propinas, privações, calculo eu, difíceis de suportar e que se escondem por detrás desta Madeira de sucesso para alguns. Vale a pena ler este trabalho da jornalista Rosário Martins. É chocante para quem tem um pingo de sentimentos. Enquanto isto acontece, o governo, através de uma engenharia financeira, extremamente lucrativa para uns quantos, hipoteca o futuro dos madeirenses com mais 500 milhões que muita falta farão agora e no futuro para combater as crescentes assimetrias sociais. A cegueira é tal que não dão sinais de preocupação pelo que se está a passar na sociedade. Tanto assim é que, paradoxalmente, até na Escola, junto dos mais vulneráveis, mantém uma política de restrição na acção social escolar.
Finalmente, quero lá saber que a Madeira tenha seis atletas nos Jogos Olímpicos, conseguidos à custa, só nos últimos sete anos, de atribuições financeiras num total de € 202.792.384,00, quando, por aqui, a socidade está corroída e com fome. Há países, meus senhores, onde se passa fome e as crianças morrem mas que também estarão nos Jogos.
É por isso, numa terra onde há fome mas que agita a bandeira da presença olímpica, que digo: tenham um pingo de vergonha!

Sem comentários: