Mas, há um outro lado da história. Que razões se escondem por detrás desta velocidade em querer tratar de um assunto que diz respeito ao sector privado, quando há tanto para resolver relativamente ao sector público da Educação. Falo, por exemplo, do Estatuto da Carreira Docente e da Avaliação de Desempenho que andam embrulhados num penoso silêncio. Um processo que trará consequências junto dos docentes, sobretudo porque a avaliação de desempenho não está definida. Então, pergunto, para quê esta estonteante celeridade para o sector privado?

Mas o governo e o PSD, na Assembleia, pouco se ralam com isso. Requer o processo de urgência o que significa que, atabalhoadamente, ultrapassando tudo e todos, muito naturalmente aprovará, unilateralmente, este diploma que tem muito que se lhe diga. Isto, por um lado. Mas, há um outro lado da história. Que razões se escondem por detrás desta velocidade em querer tratar de um assunto que diz respeito ao sector privado, quando há tanto para resolver relativamente ao sector público da Educação. Falo, por exemplo, do Estatuto da Carreira Docente e da Avaliação de Desempenho que andam embrulhados num penoso silêncio. Um processo que trará consequências junto dos docentes, sobretudo porque a avaliação de desempenho não está definida. Então, pergunto, para quê esta estonteante celeridade para o sector privado? Mais, quando o privado se rege por legislação própria, que está publicada? E quanto ao conteúdo: que sentido faz e com que justificação o governo entra na esfera de competências exclusivas do sector privado, como é o caso da "direcção técnico-pedagógica", das "competências da direcção técnico-pedagógica", do formato do "conselho pedagógico", da periodicidade das "reuniões do conselho pedagógico"? Afinal, que respeito e que autonomia poderá existir, qual a diferença entre o sector público e o sector privado, quando o público impõe as regras de funcionamento? Não entendo, pressupostamente, ninguém entenderá, não só a pressa como o conteúdo. Será porque paga muitos dos seus encargos de funcionamento e, por isso, entende que deve impor as regras?
Vou estudar o documento linha-a-linha e assumirei uma posição. Para já, cheira-me a esturro!
Ilustração: Google Imagens.
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