Toda a criança deve crescer num ambiente de amor, segurança e compreensão. Toda a criança tem direito a receber educação primária gratuita, e também de qualidade, para que possa ter oportunidades iguais para desenvolver as suas habilidades.
Palavras e mais palavras ao longo de todo o dia. Reportagens, mensagens, passeios e "rancho" melhorado nos estabelecimentos de educação. Os responsáveis políticos entrarão nas escolas para a imagem que convém. O habitual no quadro da ritualização de uma data. Amanhã, tudo regressará à rotina. Os dramas das famílias, as carências mais profundas sentidas pelas crianças, as limitações orçamentais, o agravamento das mensalidades, as políticas de família que não existem de forma substantiva e que arrastam para o insucesso e para o abandono escolar, a falta de respeito pelos direitos da criança, as institucionalizações pela existência de pais que não souberam e não o sabem ser, por múltiplos factores, o desemprego dos pais que acabam por agredir os mais frágeis, enfim, tudo isto e muito mais deveria constituir motivo de grande reflexão no dia de hoje. Ficar-se-á, certamente, pela margem e, aí, pergunto: e os outros 364 dias?
Aqui ficam os seus direitos e princípios:
Princípio 1º
Toda criança será beneficiada por estes direitos, sem
nenhuma discriminação de raça, cor, sexo, língua, religião, país de origem,
classe social ou situação económica. Toda e qualquer criança do mundo deve ter
seus direitos respeitados!
Princípio 2º
Todas as crianças têm direito a protecção especial e
a todas as facilidades e oportunidades para se desenvolver plenamente, com
liberdade e dignidade. As leis deverão ter em conta os melhores interesses da
criança.
Princípio 3º
Desde o dia em que nasce, toda a criança tem direito
a um nome e uma nacionalidade, ou seja, ser cidadão de um país.
Princípio 4º
As crianças têm direito a crescer e criar-se com
saúde. Para isso, as futuras mães também têm direito a cuidados especiais, para
que seus filhos possam nascer saudáveis. Todas as crianças têm também direito a
alimentação, habitação, recreação e assistência médica.
Princípio
5º
Crianças com deficiência física ou mental devem receber educação e
cuidados especiais exigidos pela sua condição particular. Porque elas merecem
respeito como qualquer criança.
Princípio 6º
Toda a criança deve crescer num ambiente de amor,
segurança e compreensão. As crianças devem ser criadas sob o cuidado dos pais, e
as mais pequenas jamais deverão separar-se da mãe, a menos que seja necessário
(para bem da criança). O governo e a sociedade têm a obrigação de fornecer
cuidados especiais para as crianças que não têm família nem dinheiro para viver
decentemente.
Princípio 7º
Toda a criança tem direito a receber educação
primária gratuita, e também de qualidade, para que possa ter oportunidades
iguais para desenvolver as suas habilidades. E como brincar também é uma boa
maneira de aprender, as crianças também têm todo o direito de brincar e de se
divertir!
Princípio 8º
Seja numa emergência ou acidente, ou em qualquer outro
caso, a criança deverá ser a primeira a receber protecção e socorro dos
adultos.
Princípio 9º
Nenhuma criança deverá sofrer por negligência (maus
cuidados ou falta deles) dos responsáveis ou do governo, nem por crueldade e
exploração. Não será nunca objecto de tráfico (tirada dos pais e vendida e
comprada por outras pessoas). Nenhuma criança deverá trabalhar antes da idade
mínima, nem deverá ser obrigada a fazer actividades que prejudiquem sua saúde,
educação e desenvolvimento.
Princípio 10º
A criança deverá ser protegida contra qualquer tipo
de preconceito, seja de raça, religião ou posição social. Toda criança deverá
crescer num ambiente de compreensão, tolerância e amizade, de paz e de
fraternidade universal.
Se tudo isto for cumprido, no futuro as crianças poderão viver em sociedade
como bons adultos e contribuir para que outras crianças também vivam
felizes!
Ilustração: Google Imagens.
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