Adsense

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

UM BERÇO NOVO PARA 2020 !


Nota

Não tive possibilidades de corresponder ao amável convite do Padre José Luís Rodrigues para assistir à apresentação do livro Pedaços de Esperança. Hoje comecei a escrever um texto sobre esta obra. Entretanto, li as considerações que o Padre José Martins Júnior teceu relativamente aos "Pedaços de Esperança. Resolvi parar, porque nada iria adiantar, face a tão bonito texto do meu Amigo Martins Júnior. Portanto, transcrevo-o, porque ali está tudo. Parabéns Padre José Luís. O meu distinto Amigo é, de facto, um farol na esperança que nos deve guiar. 

"Aguardei o “Dia das Livrarias e dos Livreiros” para, sem restrições de distância ou máscaras proibitivas, reunir a grande constelação alada que atravessa o invisível do tempo e as muralhas do espaço, aquela mais directa – quase a única – capaz de bater-se contra o vírus que escorre do “corona”, o demolidor vírus da solidão. Basta trazer as mãos limpas e o olhar sedento para beber o néctar escondido nas asas de cada página que gravita à nossa volta.

É de livros, autores, livreiros, compositores gráficos – e na mesma linha, de leitores - que hoje desejo preencher este fim de tarde., relevando em primeiro plano a profusão de títulos lançados ultimamente aqui na ilha e no território continental. Recuso-me a macular e a misturar com o interesseiro ‘mercado de natal’ as produções literárias saídas dos inspirados talentos que as criaram. Ao invés, elas trazem-nos o melhor antídoto sazonal contra a solidão: os autores, ao apresentarem as suas obras, estão a dizer-nos que, mesmo presos nas grades do confinamento, nunca estiveram sós. Eles bem podem repetir o vitorioso desabafo que Gilbert Cesbron põe na boca de um dos seus personagens: “A minha prisão é um reino”.

O livro libertou-os. E é dessa libertação que partilhamos nós, os que temos fome e sede dos seus poemas, das suas incursões históricas, das suas ilustrações artísticas, também do seu humor saudável. Todos eles abriram os braços e entregaram-nos, benfazejos, sementes de esperança.

Porque é de lampejos de esperança e torrentes de dinamismo que precisamos neste finar de 2020, tão auspicioso e tão deprimido.

É por isso que, de entre todos os títulos recentemente publicados, destaco os 181 poemas do Padre José Luís Rodrigues, atados num sugestivo feixe, com toda a propriedade baptizados de “PEDAÇOS DE ESPERANÇA”. Sublinho ‘atados’ porque no dentro de todos os poemas, abertos ou divididos em quatro braços, há um mesmo rio que os une para, na foz, desaguar em delta identitário: “O Meu Retrato”.

Devo confessar o meu olhar perante a poesia: a Poesia não se discute, não se mede nem se pesa, muito menos é objecto de anatomia laboratorial. A poesia, na sua fonte originária e no seu términus, não se discute, sente-se. Porque é, acima de tudo, coração, sensibilidade, sétimo céu de cada homem, de cada mulher. Sempre me impressionou António Correia de Oliveira quando escreveu: “Fez-se um soneto enquanto o coração bateu catorze vezes!”. Todo o poema é um universo de sabores e saberes. Até o coração de uma criança tem o tamanho do mundo! 

Por isso, da Poesia - gosta-se ou não se gosta.

E eu gosto dos “Pedaços – chamaria ‘tsunamis’ – de Esperança” e com eles me identifico. Porque o Autor em tudo vê nascer e crescer o “verde viçoso” do desejo, feito espiga promissora do pão futuro. José Luís Rodrigues cumpre em plenitude o nobre guião do vidente Sebastião da Gama: ”O Poeta em tudo se demora”, não enrolado sobre si mesmo em onírico narcisismo, mas aberto ao mundo, qual trombeta altissonante no alto das montanhas, convocando-nos à grande cruzada: “Esta é a hora de um novo mundo”. E é por isso que “0 meu desejo acolhe cada ente que se contorce ferido … e se vejo faltar o chão ao pobre, não me calo por nada deste mundo”.

Não cabe no estreito espaço desta página aprofundar o pensamento do Autor. Já o fizeram, com mestria, os Professores Luisa Polinelli e Nelson Veríssimo, aquando da apresentação pública. No entanto, não posso silenciar a pujança, umas vezes subtil, outras incontida e aos borbotões, que se desprende de cada poema, assinalando a trilogia retomada, como refrão vibrante, ao longo de todo o livro: “Fogo…Luz…Amor” – estes os “Pedaços” com que JLR constrói o monumento da “Esperança”.

Faz bem ao corpo e ao espírito alimentarmo-nos deste pomar de Poesia. E mantenho a ‘receita’ que o Autor sugeriu na sua página: “É melhor ler que ingerir ansiolíticos”.

O Padre José Luís Rodrigues honra o clero madeirense, essa plêiade de pensadores e escritores que conheci nos recuados tempos da minha juventude e que hoje tanto escasseiam, a olhos vistos. Bem haja, ilustre poeta e pedagogo, pelo precioso antídoto em tempo de pandemia. E mais: na hora de comemorar a Restauração da Soberania Portuguesa em 1640, saborear “Pedaços de Esperança” é um dos caminhos para conquistar a autêntica Soberania do espírito humano!

01.Dez.20
Martins Júnior

Sem comentários: