Adsense

sexta-feira, 25 de julho de 2008

DIFERENÇAS E POSTURAS DE GOVERNANTES

Assisti, esta tarde, no final das Jornadas Parlamentares do PS, às declarações do Dr. Augusto Santos Silva, militante socialista e Ministro do Governo do Engº José Sócrates. Registei duas passagens interessantes e que marcam a diferença de postura entre dois governantes da República e da Madeira:
a) Na República, o 1º Ministro, entre Janeiro e Julho, deslocou-se à Assembleia da República dezasseis vezes para debates com a oposição.
b) Todos os restantes membros do governo participarem entre 4 a 8 vezes em debates no plenário ou nas Comissões Especializadas.
Na Madeira, digo eu, o Presidente nunca foi à Assembleia e os Secretários, que me lembre, estiveram três, cada um uma vez e, o último, pouco mais de 15'. Fugiu quando se sentiu pressionado.
Mais adiante, salientou o Dr. Augusto Santos Silva:
"(...) A Autonomia Regional é um dos pilares da Democracia Portuguesa. Mas distingue-se em três aspectos: a Autonomia está associada à Democracia e nunca à Autocracia; a Autonomia é o desenvolvimento próprio, através de poderes próprios mas onde todos fazem parte do mesmo Estado. Logo a Autonomia não é a Madeira contra Lisboa; a Autonomia é sinónima de responsabilidade. Se há mais recursos, logo terá de existir maior responsabilidade".
Ora bem, dois aspectos que os governantes locais deveriam aprender e respeitar.

Sem comentários: