Adsense

domingo, 13 de julho de 2008

"O ESTADO DA MISTIFICAÇÃO"

O Deputado madeirense à Assembleia da República, Dr. Guilherme Silva, escreveu, hoje, no DN-Madeira, um artigo de opinião que considero uma ofensa a todos os madeirenses e porto-santenses. No essencial, uma vez mais, trata-nos a todos como se fossemos um bando de mentecaptos incapazes de cruzarmos a informação e o conhecimento. Eu julgo que é preciso ter muita lata, não ter espelho e ser extremamente dependente, para utilizar a escrita como se fosse uma baqueta e o Diário como se de um tambor tratasse. É um texto escrito num guardanapo, cheio de fel, que nada constroi, apenas se limita a percurtir um som gasto do tipo "a maré tá cheia, o barco não anda...".
É evidente que, apesar de ser um dos Vice-presidentes da Assembleia da República, o que implica, na minha opinião, uma certa contenção e qualidade, o Dr. Guilherme Silva tem todo o direito à opinião. Só que essa opinião implica responsabilidade, ponderação, rigor e, sobretudo, uma atitude de análise fundamentada. Quando assim não se situa um articulista com responsabilidades acrescidas o melhor é estar caladinho. E vamos aos exemplos.
Diz o autor: "(...) na verdade, temos um Governo, cuja principal tarefa é, cada vez mais, a de mistificar!". Pergunto, estará o Deputado a referir-se ao Governo do Engº José Sócrates ou ao Governo do Dr. João Jardim?
Mais adiante: "(...) um desemprego que atinge taxas de cerca de 8%, como há mais de trinta anos não se verificava". Pergunto, estará o Deputado a referir-se ao que se passa no Continente, ou à assustadora taxa de madeirenses sem emprego?
Mais uma pérola: "(...) o facilitismo eleitoralista nos exames do secundário, em especial na matemática". Tratou o Deputado de saber, através do estudo, se os níveis de conhecimento agora exigidos estão aferidos pelos níveis de exigência internacionais? Saberá o Deputado que no nosso sistema educativo (curricular e programático), em determinadas áreas, há conhecimentos aprendidos no Secundário que são repetidos no 2º e 3º ano das faculdades?. E saberá o Deputado que a esmagadora maioria dos ministros da Educação foram do PSD?. E reconhecerá o Deputado que, na Madeira, temos dos piores resultados nacionais (vidé ranking das escolas de 2007) apesar do PSD ter tido a responsabilidade da Educação ao longo de 32 anos de governo?
Outra pérola: "(...) O recuo na avaliação dos professores e a perseguição destes, bem como dos funcionários públicos". Saberá o Deputado do que está a falar? Saberá o Deputado que o PSD fez aprovar na Madeira um Estatuto da Carreira Docente praticamente igual ao da Ministra da Educação? E saberá ainda que o PSD chumbou uma proposta do PS-M no sentido da contagem do tempo de serviço prestado, durante o congelamento, para efeitos de reposicionamento salarial, negando, assim, a Autonomia Política e Administrativa da RAM, ao contrário do que aconteceu nos Açores? E saberá o Deputado que a regulamentação da avaliação do desempenho está a ser elaborada nas costas dos professores e dos respectivos parceiros sociais?
E fala ainda o Deputado "(...) do empobrecimento, de há muito sentido, de uma massacrada classe média (...)". Conhecerá o Deputado, por exemplo, em comparação com os Açores, o preço dos combustíveis na Madeira, as taxas de IRS e IRC, o complemento de € 60,00 para os idosos que eles lá atribuem e, já agora, os 5% do subsídio de insularidade, etc. etc.?
Ora bem, eu respeito a opinião de muitos social-democratas. Elas são importantes quando fundamentadas. Fazem parte do jogo democrático e do livre debate das ideias. Agora, posições como as do Deputado Guilherme Silva, sinceramente... vá, por favor, tocar o tambor para outro sítio!

Sem comentários: