Adsense

sexta-feira, 18 de junho de 2010

O JORNAL DA PROPAGANDA


Até os funcionários públicos, mais de 2000, que trabalham, na Madeira, na Segurança Social, são pagos pelo Orçamento da República.

É manchete do Jornal da Madeira de hoje: "13.000 recebem ajuda para os medicamentos". Para quem não sabe o que se passa, lê o título e o texto e acredita, sem pestanejar, que se trata de um encargo assumido pelo Orçamento da Região. No fundo, que se trata de um grande esforço da Região para ir ao encontro dos menos favorecidos. Quando nada disto é assim. Todos estes encargos (era o que faltava se assim não fosse) são pagos pela Segurança Social do Governo da República e nem um cêntimo sai do Orçamento Regional. Trata-se, portanto, de cumprimentar com o chapéu dos outros, numa política de manipulação da informação. O texto do JM salienta:
"A Segurança Social madeirense apoia, neste momento, 12.939 pessoas (cerca de 5% da população madeirense) na compra de medicamento, o que equivale a uma despesa de cerca de 420 mil euros. Em 2008, foram 11.342, entre pessoas portadoras de doenças crónicas e idosos sem condições financeiras suficientes.
A presidente do conselho de administração do Centro Regional de Segurança Social da Madeira, Bernardete Vieira, realça que o Governo Regional dá bastante importância àquele item. Isto apesar de ser uma medida que passa ao lado de muita gente. «Mas, gastamos muito nisso. Uma pessoa que tenha uma doença e que não tenha dinheiro para adquirir os medicamentos pode vir aqui abrir o processo. Os reformados também, desde que não tenham condições financeiras para comprá-los», explicou".

É evidente que é para isto que o Jornal serve. É este o sentido editorial da mentira, na manipulação e da descarada propaganda. O Centro de Segurança Social da Madeira é evidente que é um instituto público que tem uma tutela da Secretaria Regional dos Assuntos Sociais, só que aquele e outros tantos apoios, são integralmente suportados pela Segurança Social Nacional. É óbvio que assim seja. São cerca de 48.000 os madeirenses que dependem da Segurança Social Nacional. Até os funcionários públicos, mais de 2000, que trabalham, na Madeira, na Segurança Social, são pagos pelo Orçamento da República.
Ilustração: Google Imagens.

2 comentários:

Anónimo disse...

Orçamento da Segurança Social Nacional (Continente+Regiões) como referiu. Cujas verbas vêm dos descontos de todos (incluindo os madeirenses). Não sei onde quer chegar com estas afirmações...
Não é do orçamento da RAM, não é do orçamento de Estado.
É do orçamento da Segurança Social que, no País, não tem fronteiras...

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário.
Exactamente, como diz. E sendo como afirmou, não é lógico que se assuma a Segurança Social como se ela estivesse inscrita no Orçamento Regional. Não há um cêntimo nesse sentido e basta consultar os documentos. Leia, por favor, o segundo parágrafo da Presidente do Conselho de Administração e perceberá que existe ali, como sempre houve, uma tentação para chamar aos órgãos de governo próprio um sector que apenas administra, localmente. Foi isto que quis dizer porque não gosto de cumprimentar com o chapéu dos outros.
Uma vez mais obrigado pela sua reflexão.