Adsense

sábado, 9 de julho de 2011

"É PRECISO REFORMULAR O SISTEMA CAPITALISTA..." ESTA É DE RIR...


Aprendeu a lição que há muito, mas mesmo há muito tempo vários analistas da economia, das finanças, da sociologia e da própria política vêm sublinhando. O mais interessante é que o ainda presidente, não apenas chegou tarde a essa conclusão, como tem uma prática política assente em princípios que contrariam a sua declaração. E aqui das duas uma: ou não acredita no que disse, ou é refém da estrutura de pensamento político que montou.


Depois das declarações de ontem do Dr. Jardim, a propósito da reforma do sistema capitalista, eu concluiria que, metaforicamente, o ainda presidente do governo, até mesmo pela idade, precisa, urgentemente, de regressar à escola, a uma qualquer universidade para a terceira idade. É que o seu discurso que "(...) estamos no fim de uma era, e é preciso reformular o capitalismo, e a própria União Europeu, para que regresse à origem em que defendia o bem comum", constitui a síntese (quase plágio) transmitida pelo Professor Doutor Adriano Moreira na sessão solene do dia 01 de Julho, Dia da Região e das Comunidades Madeirenses.
Aprendeu a lição que há muito, mas mesmo há muito tempo vários credíveis analistas da economia, das finanças, da sociologia e da própria política vêm sublinhando. O mais interessante é que o ainda presidente, não apenas chegou tarde a essa conclusão, como tem uma prática política assente em princípios que contrariam a sua declaração. E aqui das duas uma: ou não acredita no que disse, ou é refém da estrutura de pensamento político que montou. Depois, aquela declaração explica que ele nunca transportou qualquer traço de estadista. Isto é, nunca teve a dimensão para ver o longo prazo, as consequências futuras das posições hoje assumidas. Pensou sempre no acto eleitoral seguinte e nunca na geração seguinte. Projectar as gerações seguintes implica ser prospectivo e assumir o pensamento adequado a esse desenho que se deseja criar para o futuro. Vir agora falar do "berro" do sistema capitalista é anunciar o óbvio, é fazer política a partir dos jornais e dos comentadores, e isso para um presidente do governo não chega. É pouco, muito pouco!
De qualquer forma fez-lhe bem escutar o Professor Adriano Moreira, sempre aprendeu alguma coisa. Só que não chega, as palavras só têm sentido quando acompanhadas de uma prática consistente em todos os sectores da governação. Se assim não for acabam por constituir palavras sem sentido.
Ademais, o sistema capitalista está configurado em princípios que a direita política não abdica. Uma coisa é o respeito pela propriedade privada e pelos meios de produção assente na iniciativa dos cidadãos, outra, toda a estrutura que se esconde, que espezinha, divide e compromete a vida dos cidadãos. E nesse equilíbrio nunca vi o Dr. Jardim preocupado. É por isso que temos uma sociedade madeirense cada vez mais pobre, cada vez mais dependente, espezinhada, sem futuro, enquanto outros, os mentores do sistema (capitalista) estão cada vez mais ricos e cada vez menos dispostos a abdicar em favor do bem comum. Bem prega... frei Jardim...
Ilustração: Google Imagens.

2 comentários:

António Trancoso disse...

Meu Caro André Escórcio
Conhecemos o Alberto João há tempo suficiente para sabermos que sempre foi um excelente "Compaire" teatral,animador da tertúlia bilhardeira das comadres. O que diz, não é para levar a sério...

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário. A resposta está no texto da Maria Filomena Mónica.