Adsense

quinta-feira, 17 de julho de 2008

VARRER PARA DEBAIXO DO TAPETE

Ontem, na Assembleia Legislativa da Madeira, a pobreza voltou a centrar o debate político. Primeiro, no âmbito das políticas de Acção Social Escolar; depois, no caso do Plano Regional de Acção para a Inclusão. No debate de ambos os projectos, o PSD lá continuou entrincheirado na defesa que, por aqui, só a oposição parece ver pobreza. E onde ela eventualmente existe, o governo está atento e tem medidas de combate - dizem. O próprio Secretário dos Assuntos Sociais, na Assembleia, chegou a falar da existência de uns residuais 4%, valor muito distante dos 33% apresentados, paradoxalmente, às instituições europeias. Mas, adiante.
O que é curioso é o facto de, por exemplo, a Catalunha, região europeia rica, com 7,1 milhões de habitantes, ter 1,3 milhões de pobres. Disse-o o Presidente do Parlamento da Catalunha numa recente conferência na Assembleia Legislativa da Madeira. Valor este que corresponde a 18,3%. Na Madeira, região pobre e dependente, sublinha o Secretário, temos 4%!
Aqui fica uma parte do texto que serviu de suporte à comunicação daquele convidado e que pode ser lido, na íntegra, aqui:
"(...) As mais de um milhão e trezentas mil pessoas em situação de risco de pobreza na Catalunha mostram as profundas desigualdades sociais e económicas do nosso país. O fracasso permanente, o muro que se encontra na hora de corrigir estas desigualdades é fruto, sem querer negar outras possíveis causas, das limitações económicas que enfrenta a política social de igualdade e de bem-estar na Catalunha (...)".
Sem comentários, ou melhor, continuem a varrer para debaixo do tapete e verão o resultado.

Sem comentários: