Adsense

sábado, 18 de abril de 2009

"A ÚNICA PESSOA IMPORTANTE NESTE PARTIDO SOU EU"

A declaração do Presidente do PSD não traz nada de novo. Pública e notoriamente sempre foi assim. Ele fala e todos acatam. Andam ali como cordeirinhos. Coisa impensável, por exemplo, para a minha maneira de ser e de estar na vida. O que se passa na designação dos candidatos às Câmaras Municipais é paradigmático. Andaram e ainda andam todos à espera de um "sinalzinho" vindo de cima que confirme a continuidade. Sem essa declaração nada feito. Deve ser, de facto, uma angústia para quem aceita esta situação de submissão, de dependência e subserviência absoluta. Mas se assim aceitam é porque querem e, portanto, é lá um problema de quem se verga ao ponto de ter o nariz colado ao joelho.
Em contrapartida a posição do Dr. Sérgio Marques é, de facto, de enaltecer. Disse não e ponto final. Mas trata-se de um comportamento isolado e inconsequente. Este rotundo NÃO para quem está habituado à vénia dos seus colaboradores, penso que irá criar uma indigestão. Daí a condenação logo na primeira instância: "a única pessoa importante neste partido sou eu". Sérgio Marques, é fácil perceber, está condenado e não terá vida política fácil nos próximos tempos. A não ser que a assunção da sua frontalidade (diferente da do Prof. Virgílio Pereira) esteja alicerçada num projecto alternativo de poder interno. Veremos.
O que não deixo de salientar é que aquela frase traz no seu bojo um significado ditatorial. A rede de interesses e as teias da monumental engrenagem montada ao longo de trinta anos, hoje só podem ser mantidas à custa da ordem imposta e do castigo para quem sair da linha. É por isso que falam baixinho, cantam hossanas ao chefe, defendem, no Parlamento, o indefensável, muitos empresários sofrem na pele a dramática situação económica da Região mas não assumem qualquer crítica e os estudantes universitários, que deveriam ser livres-pensadores, irreverentes e lutadores por causas, mantêm-se em silêncio como se nada tivesse a ver com o seu futuro.
Caminhamos para o caos.

2 comentários:

amsf disse...

Agora já se percebe o que andou AJJ a negociar esta semana, secretamente, em Lisboa. Tão secretamente que o Sérgio Marques só ontem soube o lindo resultado! Então o PSD/M não tinha uma mulher capaz de ocupar o quinto lugar!?

Vilhão Burro disse...

Senhor Professor
Que o homem bote estes desaforos pela boca para fora, não admira.
O que é de admirar é como é que os "doutores engravatados" do PPD não tenham vergonha de sair à rua e encarar as pessoas com quem se cruzam!
Podem ter a carteira recheada com o nosso dinheiro,mas,à medida que a gente vai abrindo os olhos,metem cada vez mais nojo e repulsa.
Sobre os seus filhos recaírá a herança de serem descendentes de indignos e miseráveis lacaios.
Eu cá,ando vestido modestamente,porém,limpinho, por fora e por dentro.