Adsense

sábado, 20 de novembro de 2010

MANUEL ALEGRE, UM HOMEM DE VALORES!


A direita política tem essa inteligência histórica e basta olhar para os protagonistas da situação em que o Mundo se encontra. Esse desvario não se deve à esquerda política, à esquerda dos princípios, dos valores, do desenvolvimento sustentável, à esquerda que olha, primeiro para o ser antes do ter. A direita política gosta muito da "caridadezinha", a esquerda política assenta a sua postura nos direitos do Homem. 


Relativamente à declaração do candidato à Presidência da República, Manuel Alegre, que ontem aqui transcrevi, recebi uma mensagem de um leitor, identificado por "Idealista", com o seguinte teor: "Linda afirmação... Mas com que dinheiro? Já não produzimos nada, continuamos a subsidiar indigentes e todo esse sistema (o SNS, a Escola, a SSP, a justa causa) à conta de dinheiro de outros. Hoje esse dinheiro acabou. E, pior, vai ter de ser pago o que gastamos em anos e anos deste socialismo. Manuel Alegre é a direcção errada. A aceleração na direcção oposta à que precisamos, em direcção ao abismo".
Trata-se de uma posição que respeito e que corresponde a um determinado posicionamento ideológico. Há quem defenda precisamente o contrário. No campo das convicções ou dos posicionamentos partidários, todas as observações devem ser tidas em conta, o que não significa que não tenhamos de perceber e compreender as razões que nos leva a determinadas considerações. Sabe, Meu Caro "Idealista", eu sou um moderado, não me deixo levar nem por ilusões (por idealismo!), por paixões, tampouco por perniciosos extremismos. O que sei, porque a vida me ensinou e pela História política que vou lendo, observando e digerindo, que a direita política sempre foi serenamente calculista, sempre foi paciente e sempre soube conduzir o processo para, depois, no momento certo, impor as suas regras. A direita política, inclusive, em síntese, ao longo da História, soube sempre criar situações, qual engodo, para, depois, poder assumir o controlo. O engodo das facilidades não sustentáveis no sentido de levar os trabalhadores, de uma maneira geral, a "picar" o anzol da sua própria falência. E aplaudiram, de pé, as medidas que foram surgindo sem terem a noção, por ausência de dados contextuais, que estavam a ser conduzidos para uma efémera "felicidade". A direita política tem essa inteligência histórica e basta olhar para os protagonistas da situação em que o Mundo se encontra. Esse desvario não se deve à esquerda política, à esquerda dos princípios, dos valores, do desenvolvimento sustentável, à esquerda que olha, primeiro para o ser antes do ter. A direita política gosta muito da "caridadezinha", a esquerda política assenta a sua postura nos direitos do Homem. 
Agora, é verdade que uma certa esquerda se deixou resvalar para os pantanosos campos da direita, ao jeito de "maria-vai-com-as-outras". E, hoje, está envolvida em sérios e comprometedores "pecados" políticos. Eu lamento, porque entendo ser necessária uma nova ordem política no nosso País, na Europa e no Mundo. E essa mudança é pela esquerda política, pela moderação, pelo bom senso, pelo respeito, pela capacidade de dizer NÃO ao desvario. Pessoalmente, entendo que esse não é apanágio da direita, esteja ela pintada de fresco ou com traços mais conservadores. Porque os princípios são os mesmos, mesmo que, agora, até já apliquem a palavra solidariedade no discurso político. É, por isso, que Manuel Alegre, sendo um Homem que integrou, desde há muitos anos os valores do Humanismo, será capaz de travar esta onda de interesses que não correspondem aos interesses da maioria do Povo. Prefiro em Belém um Presidente que não tenha as três propriedades da água, isto é, que não seja insípido, incolor e inodoro!

2 comentários:

Idealista disse...

Sabe, Sr. deputado, a intenção de colocar o Homem à frente da gestão economicista é bem intencionada.
Infelizmente é uma posição cómoda e egoista.
Porque fica á frente, é certo o Homem de Hoje, mas ficará atrás o Homem de Amanhã, porque será este que terá de pagar com juros os desvarios não economicistas do presente (socialista).
É por isso que ir na direcção de Alegre é ir na direcção errada. Na direcção que penalizará o futuro e quem por cá estará nessa altura.
Para bom uso e salvaguarda de quem está ou esteve, nestes últimos anos, por cá, a usufruir de condições de vida, reformas e salários impagáveis. Muito para além do que conseguiram produzir, para os pagar.
Não obrigado.

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário.
Não só não é cómoda como não é egoísta. O bem-estar do Homem rege-se por princípios e por valores onde um dos aspectos determinantes é a Economia. É à volta de um novo paradigma da Economia que podemos falar de melhor Educação. melhor Saúde, melhor sistema empresarial, melhor mercado, e por aí fora.
O problema é que a Madeira assentou numa Economia baseada no sector público e esqueceu-se que quem gera emprego é o sector privado. Daí estarmos neste beco de ífícil saída.
Nós precisamos de manos gritaria política e mais trabalho no sentido certo. É, por isso, que algúem tem de ser o contraponto deste desvario no plano da economia.